A câmara municipal de Montes Claros abre suas portas a partir das 9h de hoje para estudantes universitários e do ensino médio, no projeto denominado Parlamento Jovem, de educação para a cidadania, formação política e de participação e envolvimento efetivo dos jovens no processo de estudo, produção de leis e de funcionamento do poder legislativo.
O presidente da câmara municipal, vereador Athos Mameluque (PMDB), preside o encontro, que deverá lotar as dependências do legislativo local. O vereador afirma ser fundamental que o jovem participe de ações políticas como esta, que objetiva o fortalecimento da democracia e é uma oportunidade ímpar de a juventude conhecer de perto como funciona o legislativo e, em específico, a atividade desempenhada pelos 15 vereadores.
- O projeto visa proporcionar aos jovens estudantes do ensino médio um espaço para a reflexão sobre o papel do poder legislativo estadual e municipal, e a importância da participação política numa sociedade democrática - afirma Mameluque.
O presidente da câmara diz ainda que a escolha da temática para discussão foi feita pelos representantes das câmaras municipais que participaram da capacitação para implantação do Parlamento Jovem nos municípios.
- A câmara municipal de Montes Claros tem procurado, não apenas discutir e aprovar projetos que são relevantes para a sociedade, mas, também, trazer para a câmara municipal os mais diversos segmentos, seja em forma de audiências públicas, tribuna livre e, desta feita, o Parlamento Jovem, que é uma ótima oportunidade de formar, quem sabe, futuros vereadores - finaliza.