Samuel Nunes
Repórter
Acontece hoje, terça-feira, a primeira reunião ordinária da câmara municipal de Montes Claros neste segundo semestre de 2010. Já na próxima quinta-feira, 05, acontece também a primeira audiência pública do semestre, agendada pelo vereador Claudim da prefeitura (PPS). Outras duas audiências já estão marcadas também para o mês de agosto, dias 19 e 26.
De acordo com Claudim, a audiência da próxima quinta-feira, às 7h30, objetiva discutir a situação funcional dos professores efetivos de ensino infantil e fundamental (1ª a 4ª) transformados em PEB-I, sem curso superior.
Vereadores retornam do recesso parlamentar e
têm audiência pública já na próxima quinta-feira.
- Estes profissionais reclamam da diferenciação em termos de salário, uma vez que exercem a mesma função, mas têm defasagem salarial. Neste contexto, a câmara municipal tem a prerrogativa de levantar o debate em torno do assunto e o município tem que chegar a um ponto, que seja a valorização destes servidores - afirma o vereador.
Claudim diz ter informação de que, diante da falta de atitude do poder público municipal e valorizar destes profissionais, a insatisfação é generalizada na categoria. O vereador afirma ser fundamental a presença dos professores na audiência como forma de participar do debate, que interessa toda a categoria.
Para participar da audiência pública, foram convidados o prefeito Tadeu Leite, a secretária municipal de Educação Mariléia Souza, as secretárias adjuntas de Educação Maria de Fátima Pereira Macedo e Marta Aurora Mota Aquino, o representante do sindicato dos servidores públicos Valmore Edi Souza, Claúdia Adriana, da câmara técnica do Fundeb - Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação, e Simone de Cássia Brás e Cremilde Soares Silva, representantes dos professores.