Foto: Ricardo Arruda![]() O presidente da Emater, Amarildo Kalil, destacou a importância da renovação do convênio com a Prefeitura de Montes Claros, uma vez que o município é polo regional, com fortes reflexos em todo o Norte de Minas |
Mais de 2.500 famílias da zona rural serão beneficiadas pela renovação do convênio entre a Prefeitura de Montes Claros e a Empresa Mineira de Assistência Técnica (Emater), documento assinado na manhã desta sexta-feira (22).
O repasse será de cerca de R$ 22 mil mensais para acompanhamento, apoio e assistência ao homem do campo, no que se refere a projetos e programas que geram de emprego e renda, bem como melhoria da qualificação mão-de-obra e dos produtos e serviços ofertados.
Trata-se de um projeto piloto que condiciona o repasse às metas elaboradas em conjunto por técnicos da Prefeitura e Emater, proposta que poderá servir de modelo para outros 790 municípios onde a empresa estatal atua.
Durante a solenidade, o presidente da Emater, Amarildo Brumano Kalil, destacou a importância da renovação do convênio com a Prefeitura de Montes Claros, em favor dos mais de 800 produtores a serem beneficiados, uma vez que o município é polo regional, com fortes reflexos em todo o Norte de Minas.
- A Emater atua há 54 anos e estas parcerias são de grande importância para que haja estrutura e eficiência nas ações junto à classe produtora - frisou. A expectativa é de que o trabalho seja inovador e harmônico visando, principalmente, a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, notadamente aqueles que necessitam da terra para a sobrevivência.
As palavras do presidente foram reforçadas pelo diretor-regional da Emater, Ricardo Peres Demicheli, para quem os trabalhos podem superar as expectativas, por causa do entusiasmo dos técnicos e dos representantes da administração de Montes Claros. Frisou que a Emater tem tradição e que atua com eficiência, mas necessita de suporte e contrapartida dos municípios.
- É uma parceria dos governos federal, estadual e municipal - informou.
PARCERIA PROFÍCUA
O secretário adjunto da Agricultura Familiar, Antônio Henrique Sapori, está entusiasmado com a parceria, que vai beneficiar principalmente produtores inscritos nos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PENAE).
- O plano de trabalho consiste na assistência técnica, preservação de recursos hídricos, construção de barragens, perfuração de poços tubulares, irrigações, acompanhamento de plantios e coletas das safras para abastecimento de logradouros públicos, entidades e empresas privadas. Na pecuária de corte e de leite serão trabalhados o melhoramento genético, manuseio do rebanho, pastagens e comercialização de produtos, incentivo a criadores de pequenos animais e apicultores – destaca.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Montes Claros, Sebastião Ildeu Maia, também citou a importância da parceria com a Emater e disse que os produtores rurais estão animados e na expectativa de resultados positivos, principalmente pelas chuvas que melhoram as condições de plantio e, consequentemente, da produção.
- Sabemos das dificuldades do homem do campo, que ano a ano é desafiado a continuar na zona rural, enfrentando imprevistos e as intempéries climáticas. Por isso, precisa do apoio da Prefeitura. O convênio foi renovado na hora certa – garantiu.
O vice-prefeito José Vicente Medeiros representou o prefeito Ruy Muniz e ressaltou que as modificações no convênio original foram necessárias para melhor atender aos anseios dos produtores de Montes Claros, e que certamente as atividades, doravante, serão harmônicas, produtivas e eficazes.
A solenidade foi prestigiada e contou com a participação de vereadores, representantes de entidades de classe, lideranças comunitárias e produtores rurais.

