Fábio Marçal![]() O secretário Ildeu Maia diz que o convenio é fundamental para a agricultura fámiliar do municipio e região |
O convênio entre a Prefeitura de Montes Claros e a Empresa Mineira de Assistência Técnica (Emater) será assinado na manhã desta sexta-feira (22), às 9h30. A solenidade será realizada na sala de reuniões no terceiro andar da Prefeitura e terá a presença de representantes do Governo do Estado, Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar, Sindicato e Sociedade Rurais, lideranças e pequenos e médios produtores a serem beneficiados.
De acordo com a Prefeitura, foi feito um novo plano de trabalho e ações, o que justifica a demora pela renovação do convênio, que visa qualificar os produtores para melhorar qualidade da produção dos alimentos.
- Trata-se de um projeto piloto da Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Emater, conforme determinação e orientação do prefeito Ruy Muniz, explica o secretário adjunto de Agricultura Familiar, Antônio Henrique Sapori.
O secretário destaca que a parceria vai beneficiar centenas de produtores inscritos nos Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA/PNAE).
- Consiste na elaboração de um plano de trabalho anual, com assistência técnica, que vai desde a preservação de recursos hídricos, construção de barragens, perfuração de poços tubulares, irrigações, dentre outras ações. Também são acompanhados os plantios e as coletas das safras, resultando na geração de maior número de empregos e renda na zona rural, com consequente abastecimento de logradouros públicos, como o Restaurante Popular, além de instituições, entidades e empresas privadas – pontua.
Na pecuária de corte e de leite, são trabalhadas as questões de melhoramento genético, manuseio do rebanho, pastagens, comercialização, dentre outras ações. O convênio também beneficia criadores de pequenos animais e apicultores, além do plantio e da conservação de produtos do cerrado.
- Enfim, uma variedade de ações, com fortalecimento da cultura regional, no que se refere, ainda, ao artesanato”- ressalta.
O secretário destaca a importância da parceria com a Emater, tendo em vista que a empresa tem tradição e uma programação que atende aos anseios dos pequenos e médios produtores, levando-se em conta a preservação do meio ambiente como um todo.
- Todas as ações estão alinhadas às medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura e a sintonia entre as esferas nacional, estadual e municipal será benéfica aos montes-clarenses, com reflexos no Norte de Minas, tendo em vista que Montes Claros é referência para a região - avalia.
O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Sebastião Ildeu Maia, reforça a importância da parceria com a Emater e frisa que os produtores rurais serão os maiores beneficiados.
Ildeu Maia lembra que, a pedido e orientado pelo prefeito Ruy Muniz, e junto com o secretário Antônio Henrique Sapori, fez sugestões junto ao presidente estadual da Emater, Amarildo José Brumano Kaliu, em Belo Horizonte, o que resultou neste novo plano de trabalho para Montes Claros.
