Samuel Nunes
Repórter
- Vocês são viúvas do ex-prefeito. Esta foi a frase utilizada pelo prefeito Luiz Tadeu Leite para se referir aos servidores efetivos do município, na sua maioria servidores da educação, que mesmo em meio a uma noite chuvosa, compareceram à câmara municipal na quarta-feira, para participar de audiência pública proposta pelo vereador Claudim da Prefeitura (PPS).
A fala do prefeito provocou reação imediata do público presente que o vaiou e, em alguns momentos, ameaçou sair do plenário em sinal de protesto.
A audiência pública tratou de discutir o atraso do salário dos servidores públicos municipais e repasse do Fundeb aos profissionais da educação. A reunião iniciou apenas com presença de dois dos nove convidados para a audiência, Claudirene Souza, presidente do conselho municipal de Educação e Valmore Edi, presidente do sindicato dos servidores municipais.
Servidores efetivos do município, na sua maioria da educação,
lotaram o plenário da câmara municipal participar da audiência pública
Os participantes, até então, criticavam a ausência de representantes do poder público municipal e cobravam explicações em relação ao atraso do pagamento e da verba do Fundeb.
Quando o presidente da câmara, vereador Athos Mameluque (PMDB) já quase dava por encerrada a reunião, às 20h56min, chega, de forma surpreendente, o prefeito. Este disse que o município passa por grave crise financeira e que projeto do executivo estimulando a população a pagar impostos com descontos será enviado à câmara municipal devendo ser votado em regime de urgência na próxima semana Segundo o prefeito, é com esta arrecadação que o 13º salário dos servidores deverá ser pago.
O prefeito disse ainda que irá enxugar a folha de pagamento para o próximo ano.
O vereador Claudim da Prefeitura pediu questão de ordem e fez um discurso em defesa da realização da audiência pública e dos servidores públicos municipais presentes.
- A reunião não foi política e nem foi por votos. Não estamos aqui para discutir questões de cunho político. Aqui não tem viúva de ex-prefeito e, sim, servidores efetivos do município que estão angustiados devido a falta de pagamento. Ninguém está aqui se remoendo de administração A ou B, e sim em defesa do servidor público municipal, muitos entraram pela porta da frente na sua primeira gestão como prefeito (referência à gestão anterior do prefeito Luiz Tadeu Leite) -, proferiu o parlamentar.