Débora Dantas
Colaboração para O NORTE
BELO HORIZONTE - O deputado Arlen Santiago - PTB propôs, na assembléia legislativa de Minas Gerais, projeto de lei no qual indica o Aeroclube de Montes Claros – Escola de Aviação Flamarion Wanderley para ser declarado de utilidade pública.
Fundado há quase quatro décadas, a instituição tem como objetivo o ensino e a prática da aviação civil, de turismo e desportiva, em todas as suas modalidades, sendo, segundo o parlamentar, de extrema importância para uma cidade pólo, como é o caso de Montes Claros, onde fica a sede e o foro do Aeroclube.
Arlen Santiago justifica como imprescindível tal declaração, uma vez que o órgão poderá, de forma ainda mais eficaz, continuar prestando seus inegáveis serviços de proteção e socorro a toda a população norte-mineira, em parceria com os órgãos públicos, no cumprimento de missões emergenciais de notório interesse público.
HISTÓRIA
Em 1937, com o crescimento do incentivo à aviação civil, Natércio Teixeira França e Flamarion Wanderley conquistaram o “brevet" na Escola Hugo Cantergiani, no Rio de Janeiro, tornando-se pioneiros na aviação regional. De regresso a Montes Claros, fundaram o Aeroclube e obtiveram o avião de treinamento para jovens aspirantes a aviadores. Hoje, mantendo viva a tradição desses pioneiros, o Aeroclube de Montes Claros, por meio da Escola Preparatória de Pilotos “Flamarion Wanderley”, vem contribuindo para a formação de muitos pilotos.