Foto: Wilson Medeiros![]() Idosos esperam a aprovação do projeto pela Câmara |
Após ter a votação suspensa na última reunião, o projeto do Executivo que prevê a gratuidade no transporte coletivo para idosos entre 60 e 65 anos volta à pauta de votação nesta terça-feira (23). Esta vai ser mais uma chance para que os vereadores retornem com o benefício que tem sido muito aguardado pela população da terceira idade.
O Projeto de Lei altera a Lei Municipal 4.226 e regulamenta dispositivo do Estatuto do Idoso, que permite que os municípios adequem a redução da idade para o benefício, arcando com as despesas. O projeto regulamenta o benefício para favorecer os idosos carentes, que tenham renda de até dois salários mínimos por grupo familiar.
A senhora Maria Vilma Soares, de 63 anos, tem ido à Câmara há duas semanas para acompanhar a votação do projeto. Para ela o benefício vai ajudar no deslocamento para a casa da filha e para os projetos culturais que participa.
- Participo de um grupo de terceira idade e também tenho que pegar dois ônibus para chegar à casa da minha filha. Este projeto vai ser muito bom pra mim, porque tive que reduzir o número de visitas depois do cancelamento da gratuidade – explica.
De acordo com o vereador Fernandão Anjo do Futuro (PRTB), é necessário que a Câmara aprecie o projeto.
- A Câmara não pode mais protelar essa votação. É preciso um entendimento entre os vereadores porque a regulamentação é fundamental. O benefício não pode ser concedido indistintamente como era antes, pois os custos saem dos cofres municipais. O projeto vai fazer com que ele chegue a quem realmente precisa – afirma.
Além do benefício para os idosos, entram na pauta da Câmara ainda dois projetos de alteração de área institucional e área verde, também de autoria do Executivo.
