Hoje a maior liderança do Partido Socialista Brasileiro-PSB em Minas Gerais, o prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Márcio Lacerda, encontrava-se em Nova York (EUA) semana passada e, por isso, não tinha, naquele momento, condições de colaborar para definir qual grupo político o seu partido deverá acompanhar nas eleições municipais de 2016 em Montes Claros.
Sem executiva eleita desde 2014, a maioria dos membros do PSB sinaliza para uma composição com o grupo do prefeito Ruy Muniz, representados por Jair de Sá Miranda, Pávilo Miranda, Igor Versiani, entre outros.
O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira (DF), estaria propenso a apoiar o grupo e o alinhamento com o atual chefe do executivo. A sugestão feita pelo ex-prefeito Athos Avelino de amarrar o partido à candidatura a prefeito de Humberto Souto (PPS) poderia, portanto, ter representado um tiro no pé, já que atropelou instâncias decisórias dentro do PSB e ignorado a presença e a força do grupo do empresário Jair de Sá Miranda.
Nos próximos dias a sigla deverá formalizar apoio ao grupo do prefeito Ruy Muniz e fechar apoio político para as eleições de 2016.