Samuel Nunes
Repórter
A câmara municipal novamente foi palco da uma plenária final do Parlamento Jovem, dia 13 de julho. Segundo Cristiane Alves Nunes, coordenadora pedagógica e de projetos da escola do legislativo de Montes Claros, participaram 15 alunos de três escolas, Dom Aristides Porto, Eloy Pereira e Helena Prates. Foram analisadas doze propostas, quatro de cada escola.
- Tivemos quatro propostas destacadas, uma suprimida, duas aglutinadas e uma nova proposta foi criada. Por fim, com o cartão de priorização, após todo o processo de debates e alterações, os alunos priorizaram as 9 propostas a ser encaminhadas para a assembleia legislativa de Minas Gerais - afirma.
Participantes do Parlamento Jovem
representam Montes Claros.
Segundo Cristiane, os alunos participaram de maneira satisfatória e receberam os certificados de participação. Foram anunciados os 10 selecionados para a plenária final na assembleia legislativa.
- A seleção foi feita pelos próprios monitores que acompanharam de perto os alunos durante todo o projeto nas oficinas. Os critérios para seleção foram assiduidade, dedicação e interesse. Os grandes protagonistas do projeto, alunos e monitores ficaram satisfeitos com o sucesso que foi a plenária final em Montes Claros. Esperamos que nos dias 16 e 17 de setembro, na ALMG, possamos contribuir bastante para o sucesso também da plenária em Belo Horizonte - conclui Cristiane.
Participam do Parlamento Jovem estudantes das cidades de Capelinha, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco e Viçosa.
Ao longo desse semestre, os estudantes de ensino médio que aderiram ao projeto participaram de uma série de atividades de formação política e de conhecimento sobre o tema. As ações, integrantes do calendário dos PJ municipais, visaram subsidiar a elaboração das propostas e preparar os estudantes para atuarem no parlamento, na condição de cidadãos, discutindo e propondo soluções para problemas locais e estaduais. Nesta primeira edição do Parlamento Jovem de Minas 2010, participam cerca de 800 estudantes de escolas do ensino médio de 12 municípios mineiros.