Oposição cobra pauta igual para todos

Jornal O Norte
Publicado em 11/09/2007 às 18:33.Atualizado em 15/11/2021 às 08:16.

Mesa diretora da câmara volta a


ser acusada de discriminar


tramitação de matérias



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



O presidente da câmara municipal de Montes Claros, Cori Ribeiro – PPS retrucou a oposição, na reunião desta terça-feira, que da tribuna parlamentar repetiu acusações de que seus projetos de lei estão sendo preteridos pela mesa diretora.



De acordo com o vereador, as colocações não procederiam. Ele afirma que as pautas são definidas sem critérios discriminatórios, mas atendendo exclusivamente ao regimento interno.



null


Cori Ribeiro reclama
de avalanche de projetos


que não interessam ao povo



- Grande parte dos projetos protocolados, e eles realmente são muitos, recebeu parecer de inconstitucional. Portanto, não é interessante, nem inteligente, que a mesa diretora leve essas matérias para apreciação do plenário, já que são ilegais. Seria uma tramitação inócua, uma perda de tempo – reiterou Cori Ribeiro, que já usara do mesmo argumento para responder à mesma acusação feita pelos opositores nesta terça-feira.



PROJETOS RIDÍCULOS



O presidente do legislativo, porém, entende que nas últimas reuniões a pauta realmente esteve recheada de matérias de pouco significado para a população.



- Recebemos uma avalanche de projetos que não interessam ao povo, que tratam de homenagear cidadãos, empresas, entidades, e isso tem congestionado a pauta, nos forçando a convocar reuniões extraordinárias – acrescentou Cori Ribeiro, observando a existência de vereadores que cobram a inclusão de suas matérias, reclamam do conteúdo da pauta, mas que têm contribuído com essa avalanche.



Entre as matérias que passariam longe do que espera o cidadão dos vereadores que elegeu para defendê-lo junto ao poder legislativo, segundo Guila Ramos – PR, vice-presidente da casa, as de autoria de Ademar Bicalho – PTB, por exemplo, instituindo o dia municipal dos torcedores do Atlético, Cruzeiro e América são até mesmo ridículas.



- Esse tipo de projeto proporciona que se façam chacotas com a câmara municipal, que deveria tratar de assuntos mais sérios. Com todo respeito ao autor da proposta, não podemos permitir que a imagem desta casa seja deturpada – disse ele, ao apoiar a manutenção de uma pauta que realmente atenda ao povo, na solução dos inúmeros problemas que enfrenta.



SUBESTIMAÇÃO



Para a vereadora Fátima Pereira (sem partido), a dificuldade que os projetos da oposição enfrentam para serem colocados em pauta atenderia a interesses do executivo de Montes Claros.



- Ele orienta sobre os projetos que devem ou não entrar em pauta. Ora, dizer que não existe uma barreira que impede a inclusão de nossos projetos na pauta é querer nos subestimar demais. Eu, por exemplo, tenho vinte projetos que esperam na fila pela sua tramitação. A pauta tem de ser para todos – completa Fátima Pereira.  



O vereador Lipa Xavier – PCdoB também cobrou a inclusão de seu projeto do meio-passe para estudantes no transporte coletivo urbano, repetindo uma frase que ela já usou por várias vezes desde o início da atual legislatura.



- Presidente, coloque o projeto em pauta, por favor.



- O projeto do vereador é um dos que receberam parecer de inconstitucional – encerra Cori Ribeiro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por