Ninguém acredita no cumprimento da lei de filas de banco

Jornal O Norte
Publicado em 01/01/2010 às 17:33.Atualizado em 15/11/2021 às 06:15.

Samuel Nunes


Repórter



Foi aprovado na câmara municipal de Montes Claros projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes nas agências bancárias informando sobre a lei nº 2.631, que considera abusiva a permanência de usuários e clientes por mais de 15 minutos nas filas de banco. A lei é vista como relevante pela população, mas, para que seja cumprida, é necessário fiscalização por parte dos órgãos competentes.



Para a dona de casa Maria Alice Ferreira, é preciso ter mais respeito com os clientes por parte dos bancos.



A estudante Selma Dias Santos diz que o Brasil é um dos países que mais tem leis, no entanto, é o que menos cumpre. De acordo com ela, o projeto em questão é necessário, mas, a própria câmara municipal e os órgãos que cuidam da defesa do consumidor têm que trabalhar mais para fazer com que a lei seja cumprida.



O vereador Edwan do Detran (PV) afirma que o projeto foi elaborado com a intenção de informar as pessoas sobre a existência da lei, uma vez que muitos não sabem dos seus direitos.



- É importante a afixação de cartazes nas agências, porque muita gente não denuncia ao Procon o abuso por desconhecer a lei, desconhecer que os bancos podem ser punidos por não cumprirem a lei - afirma o parlamentar.



De acordo com Edwan, o projeto que deu autoria à lei nº. 2.631 foi idealizado pelo ex-vereador Lipa Xavier, e é importante que a população exerça seu poder de fazer valer a lei.



- Ao chegar ao banco, o usuário deve pedir uma senha que comprova o horário em que entrou na fila, depois deve protocolar a senha no caixa, com o horário em que foi atendido. Caso o tempo ultrapasse o permitido pela lei, o usuário deve procurar o Procon, de preferência após fazer ocorrência policial - afirma Edwan.



Segundo o vereador, o projeto aprovado pela câmara segue agora para análise do poder executivo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por