Samuel Nunes
Repórter
A criação de um Caps infantil no município foi objeto de discussão na câmara municipal na noite da última quinta-feira, proposta pelo vereador João de Deus (PPS). Presentes no encontro, representantes da defensoria pública e conselho municipal de saúde, conselheiros tutelares da 1ª e 2ª regiões e representantes da pastoral do menor.
A presidente da Associação dos portadores de doença mental no município, Marilda Batista da Silva, chamou a atenção para a necessidade urgente de o município entregar projeto à secretaria de estado da Saúde até 08 de novembro, às 18h, para participar do processo de escolha para a implantação de um Caps infantil, baseado na lei 2.388. Segundo ela, Montes Claros tem cerca de oito mil crianças portadoras de doença mental, algumas vindas de outros municípios da região.
Flávia Araújo e Wagner Adriano, da pastoral do menor, afirmam que não há no município políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.
Segundo o representante da secretaria municipal de Saúde, Leonardo Felix, já há um projeto em andamento objetivando a implantação do Caps infantil.
Ao final da audiência, o vereador João de Deus nomeou comissão formada por representantes de entidades que trabalham com crianças e adolescentes para se reunir na próxima semana com o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Drummond, para discutir o assunto.