Montes Claros recebe conferência regional de assistência técnica e extensão rural
O evento em Montes Claros foi uma realização do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) sob coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), em parceria com a sociedade civil organizada, a Emater e Sedinor
![]() O evento reuniu representante de 45 municípios mineiros |
O tema ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis foi debatido durante mais uma Conferência Territorial e Intermunicipal Regional, desta vez em Montes Claros, no Norte de Minas.
Cerca de 45 municípios estiveram representados nesta segunda-feira (07/03), no auditório da UFMG. Os debates regionais servirão para eleger os representantes da sociedade e elaboradas propostas para 2ª Conferência Estadual de Ater, a ser realizada em Belo Horizonte, de 13 a 15 de abril. Já no dia 31 de maio, começa a Conferência Nacional de Ater, em Brasília.
O evento em Montes Claros foi uma realização do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) sob coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), em parceria com a sociedade civil organizada, a Emater e Sedinor.
O objetivo do evento foi estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural pública, e de qualidade aos agricultores familiares do Brasil, e assim ampliar a produção de alimentos saudáveis para todos. Com isso, tornará possível construir um modelo rural mais justo, sustentável e solidário, com qualidade de vida, renda e ambiental.
Segundo o diretor técnico da Emater, João d’Angelis, a conferência é parte de um enredo nacional em que todas as mesorregiões brasileiras da sociedade civil se reúnem para debater a importância da assistência técnica com as recomendações do aprimoramento deste sistema, no sentido de construir uma agenda revigorada da assistência técnica brasileira.
- Este é o momento da assistência técnica se reafirmar com ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país - disse o diretor.
As instituições e convidados presentes foram norteados em eixos, sendo eixo I (Sistema Nacional, Estruturado, Gestão, Financiamento e Participação Social), eixo II (Ater e políticas públicas para a agricultura familiar) e eixo III (Formação e Construção de Conhecimentos da ATER). Na oportunidade os participantes puderam debater estes eixos temáticos que foram apresentando no final do evento chegando a uma conclusão final e unânime.

