POLÍTICA

Minas Gerais comandada por montes-clarenses

Na ausência do governador e vice, presidente da ALMG, Tadeuzinho, assume o Estado

Márcia Vieira
Publicado em 04/05/2023 às 21:08.
Deputado e presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (Elizabete Guimarães/ ALMG/ Divulgação)

Deputado e presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (Elizabete Guimarães/ ALMG/ Divulgação)

Na próxima semana, entre 5 e 11 de maio, um montes-clarense assume o cargo de maior relevância política do Estado. O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Tadeu Martins Leite , o Tadeuzinho, do MDB, vai substituir o Governador Romeu Zema ( Novo) que parte para viagem oficial aos Estados Unidos. Com a ausência do vice-governador Matheus Simões, que também está em viagem oficial, caberá ao presidente da ALMG a tarefa de comandar o Estado. Na Assembleia, a vice- presidente Leninha (PT), também montes-clarense, substitui Tadeuzinho durante o período.

Antes de Tadeuzinho, o advogado montes-clarense Antônio Gonçalves Chaves, chegou a governar as províncias de Santa Catarina e de Minas Gerais, por volta dos anos 1800. O feito remonta a uma época pacata e menos populosa. Já nos tempos mais recentes, de 1983 a 1987, coube ao antropólogo montes-clarense Darcy Ribeiro, ocupar a vice governadoria do Rio de Janeiro, compondo a chapa com o então Governador Leonel Brizola ( PDT). 

Para o historiador Wanderlino Arruda, a chegada de Tadeuzinho ao posto mais alto do Estado é uma situação de extrema relevância do ponto de vista histórico, político e social e independentemente de partido ou de corrente política, sendo ele montes-clarense, todo conterrâneo deve se orgulhar.

“A função do deputado Tadeuzinho na Governadoria é de importância fundamental para a cidade, sobretudo porque vai ficar na história. É um cargo de alta importância. Só temos que saudar e desejar todo sucesso a ele, pelo prestígio e grande capacidade de diálogo que ele tem”, afirmou Wanderlino. 

O historiador lembrou que a transferência de Tadeuzinho para governador interino abre espaço para outro feito, que é a presidência da ALMG ser ocupada por uma mulher e montes-clarense. 

“Não me lembro de outra mulher ter sido presidente da Assembleia. Isso aumenta ainda mais o prestígio de Montes Claros e com satisfação vamos registrar essa história”, afirma. 

Nesta sexta-feira, 5, Tadeuzinho já despacha direto do Palácio Tiradentes, sede do governo em Belo Horizonte. Na segunda ou terça-feira o “ Governador” é esperado em sua cidade natal, Montes Claros, onde vai participar de encontro com lideranças regionais. 
 
MISSÃO
Nos Estados Unidos o Governador Romeu Zema vai participar do lançamento na Nasdaq, do Vale do Lítio, projeto que tem por finalidade proporcionar emprego e renda aos moradores do Vale do Jequitinhonha, Norte e Nordeste de Minas. A pauta de visitas inclui ainda compromissos com empresários com o objetivo de atrair investimentos para o Estado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por