Samuel Nunes
Repórter
Acontece na próxima quinta-feira, 17, às 7h30, audiência pública na câmara municipal proposta pelos vereadores Claudim da prefeitura (PPS) e Alfredo Ramos (PT) com objetivo de discutir o meio-passe estudantil. Segundo Claudim, será uma oportunidade de debater o antigo sonho dos estudantes.
O vereador afirma que vai sugerir a formação de uma comissão, composta por estudantes e representantes dos vereadores e do poder executivo, para discutir a lei, a fim de que se chegue a um consenso.
Segundo Alfredo Ramos (PT), a reabertura do debate sobre o meio-passe estudantil é oportuna. O vereador afirma que a lei é complexa e, como está, é inaplicável. Desta forma, necessita de alguns reparos e adequações.
O presidente do conselho municipal da juventude, Samuel Andrade, diz que a lei aprovada pela câmara municipal na última legislatura é eleitoreira mas que é primordial que ocorra, sim, o debate.
Samuel considera difícil a implementação da lei, uma vez que poder gerar despesas para o município, e observa que é preciso levar em consideração o direito coletivo.
Já Rodrigo Guimarães, presidente do diretório dos estudantes de Montes Claros, afirma que a entidade é totalmente favorável à implementação do meio-passe estudantil. Para ele, este é um direito dos estudantes e a expectativa é de que o município crie um mecanismo para a implementação do meio-passe.
Daniel Coelho, presidente do DCE - Diretório central dos estudantes da Unimontes, afirma que a entidade tem uma posição clara quanto a este assunto: quer a implementação imediata do meio-passe e é favorável à lei 4.008/2008, que instituiu o passe-estudantil no sistema de transporte coletivo urbano do município.
A associação mineira dos estudantes, de acordo com seu presidente, Fábio Neves, espera que a audiência pública da próxima quinta-feira seja produtiva no sentido de dar voz e vez aos estudantes. Fábio disse ainda que tem esperança de que o prefeito Tadeu Leite aprove o decreto, que beneficiará os estudantes e suas famílias.
Para saber a posição do executivo municipal quanto à implantação do meio passe estudantil, O NORTE tentou contato com o secretário adjunto de Juventude, Igor Dias. Mas, até o fechamento desta edição, não obteve êxito.