Logotipo O Norte
Sábado,20 de Setembro

MCTrans diz que transporte público de Moc terá mudanças a partir de janeiro

Jornal O Norte
Publicado em 19/10/2009 às 08:06.Atualizado em 15/11/2021 às 07:14.

Samuel Nunes


Repórter


 


Durante audiência pública na câmara municipal na noite da última quinta-feira, 15, para discutir os problemas referentes ao trânsito de Montes Claros, que teve como proponente o vereador Edwan do Detran (PV), o também vereador Alfredo Ramos (PT), como em reuniões anteriores para discutir o assunto em questão e também nas reuniões ordinárias das terças- feiras, teceu críticas mais uma vez em direção ao transporte coletivo urbano da cidade que, na concepção dele, tem passagem de primeiro mundo e qualidade de quarto mundo, diante dos problemas enfrentados por quem depende deste tipo de transporte.



Lembrou de ofício encaminhado à MCtrans desde o mês de janeiro na qual moradores do bairro Renascença solicitam a mudança de uma linha de ônibus.



- Já estamos entrando no mês 11 de 2009 e até hoje não foi atendido o pedido dos moradores. Qual é o problema? Qual é o poder das empresas de ônibus sobre a empresa pública que deveria fiscalizar? – questiona.



Em resposta aos questionamentos do parlamentar petista, o presidente da MCtrans coronel Orlando Walter Camargo reconhece que, neste caso específico, houve demora para atender, entretanto, ofício encaminhado ao gabinete do parlamentar dá uma resposta positiva aos moradores, sendo, portanto, o pedido atendido pela MCtrans e que o sistema será implantado até a próxima segunda-feira, 19.



De acordo com coronel Orlando, está havendo um reestudo de todas as linhas de ônibus de Montes Claros.



- Vamos passar por um sistema diametral radial, onde todas as linhas vão sofrer modificações – antecipa.



O presidente da MCtrans revela que a frota de ônibus do transporte coletivo urbano passará de 114 ônibus para 125. Explica que a empresa Tecnotran que está assessorando esta empreitada sugeriu que esta mudança fosse realizada no mês de janeiro e não em outubro como estava previsto.



- Janeiro é um mês de férias, o que facilitaria – observa.



Coronel Orlando frisa ainda que não há entre a MCtrans e as empresas de ônibus do transporte coletivo urbano nenhum apadrinhamento.



- Fazemos a fiscalização, o que acontece é o seguinte: pelo fluxo do grande número de veículos na cidade, os ônibus trafegam a 40km/hora. Então se não houvesse cargalo ou estrangulamento do tráfego, ela conseguiria cumprir o horário dentro do tempo programado. O grande número de veículos e o congestionamento do tráfego fazem com que haja atraso nos horários – explica.



No entanto, coronel Orlando Walter Camargo afirma que a MCtrans trabalha com estatística de origem/destino, quantas pessoas pegam o ônibus, e, de acordo com ele, chegou-se a uma conclusão de que a maioria das pessoas descem no centro da cidade.



- Daí a importância de se mudar o sistema para que uma passagem que o senhor vereador acha cara e eu também acho que deveria ser menor, mas, é o que pode manter o equilíbrio financeiro do sistema, que é a passagem de R$ 1,90, que não é maior do que outros municípios com a mesma estrutura de Montes Claros. Então, vamos brevemente ter uma melhoria no sistema, não só com a implantação de novos ônibus como a reformulação dos itinerários das futuras linhas que serão implantadas no início do ano de 2010 – conclui o presidente da MCtrans coronel Orlando Walter Camargo.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por