Lipa renuncia afirmando desconfiar da CLI do Mocão

Jornal O Norte
08/09/2005 às 09:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

Como antecipou O Norte na sua edição de terça-feira Lipa Xavier - PCdoB não é mais o relator da CLI do Mocão - Comissão legislativa de inquérito. É a segunda mudança na comissão desde que ela foi instalada no início do ano, quando Marco Nen - PL substituiu o então vereador Ademar Bicalho - PTB, afastado das investigações devido à sua relação com a administração anterior acusada de praticar irregularidades nas obras do estádio de futebol.

A renúncia de Lipa, confirmada da tribuna da câmara na reunião de terça-feira gerou polêmica uma vez que teria sido motivada - segundo o vereador - também pela impressão de que tentam abafar as apurações finais.

- Faço-o, ainda, por uma questão de consciência - frisou o parlamentar que na semana passada demonstrou intolerância com a pecha que parte da população estaria lhe atribuindo - de estar sendo conivente com a morosidade dos trabalhos da CLI.

- Não quero permanecer numa CLI que faz de conta que existe, que faz de conta que investiga, mas que nos últimos dois meses nada fez - afirmou.

Para o presidente da comissão, Athos Mameluque - PMDB, que lamentou a saída do colega pela sua respeitabilidade e competência para redigir um excelente relatório, os argumentos utilizados por Lipa, além de não o terem convencido foram extremamente graves para a imagem do legislativo, deixando a entender que a câmara estaria sendo cúmplice de suposto esquema para abafar a CLI até transformá-la em pizza.

- O senhor conhece a minha lisura e como tenho conduzido a CLI. Tanto que por várias vezes tive de contê-lo, vereador, para evitar que Vossa Excelência pré-julgasse o ex-prefeito Jairo Ataíde, seu arquiinimigo político e de quem foi, notoriamente, oposição ferrenha nesta casa. O senhor sabe que nada de errado foi encontrado e por isso, acredito, decidiu por deixar a comissão - disse Mameluque, censurando ainda o fato de o colega ter revelado até uma certa ansiedade em investigar.

FINAL ANTECIPADO

Lipa Xavier reagiu ao pronunciamento de Athos Mameluque respondendo que a sua função era exatamente a de investigar - e acusou o presidente da comissão de antecipar o resultado das investigações ao dizer que ele deixou a CLI porque nada de errado foi encontrado.

- O senhor, então, já conhece o resultado da CLI? - indagou, surpreso. - Sendo assim, já não confio na condução dos trabalhos por Vossa Excelência, uma vez que o resultado ainda depende do laudo técnico, imprescindível para a redação do relatório final - completou, recuando dos elogios que teceu minutos antes ao comportamento do presidente da comissão.

O presidente da câmara, Ildeu Maia também condenou a forma com que Lipa Xavier deixou os trabalhos da CLI. Segundo ele, o ex-relator desfilou mil e um motivos para justificar seu ato, mas não fez nenhuma referência aos problemas que cercariam a contratação de uma empresa de engenharia para promover as perícias nas obras de terraplanagem do Mocão no tempo por ele exigido e com a precisão técnica necessária.

- Ele não disse que não temos essas empresas à disposição. E não temos. A alternativa é contratar uma outra, de um grande centro, que de fato nos apresente um laudo confiável. Não procedem, portanto, as insinuações de que estamos protelando os trabalhos finais.

CÂMARA ISENTA

Ildeu Maia também recusou a insinuação, que ele teria identificado nas palavras de Lipa, de que a presidência da câmara estaria protelando a contratação da empresa para que o resultado final das apurações fosse dificultado, o que beneficiaria a administração do ex-prefeito Jairo Ataíde - PFL.

- Nunca fui e não sou jairista. E não é meu interesse acobertar absolutamente nada. Apenas defendo que a CLI deve ser concluída com dados verdadeiros. E isso implica em contratar uma empresa idônea, face aos trabalhos que são complexos. Penso que o vereador foi precipitado. Qual o motivo que o impediu de esperar mais uns dias pela contratação de uma empresa com essa capacidade? Seria um estrago tão grande assim para a CLI aguardar mais algumas horas? - disse Ildeu.

O dirigente parlamentar também rechaçou a observação de que os incidentes na condução dos trabalhos finais da CLI colocariam o nome da câmara de vereadores em jogo.

- O nome da câmara não está em jogo. A CLI não será transformada em pizza, tudo será apurado. Mas, antes que isso ocorra, que não me venham tentar jogar a culpa em alguém, sem provas - concluiu Ildeu Maia, que ainda terça-feira decidiria por um substituto de Lipa Xavier no cargo de relator da CLI.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por