Já foi sancionado pelo executivo municipal projeto de lei nº 4.512 de 23 de abril de 2010, de autoria do vereador Antônio Silveira (PTN), que institui a obrigatoriedade do ensino e normas do trânsito nas escolas da rede municipal de educação. O vereador enfatiza a relevância da lei no município, que formará os motoristas do futuro.
- A lei obriga a secretaria municipal de Educação a inserir na grade das escolas municipais disciplina que orienta os alunos sobre o trânsito. É preciso orientar os futuros motoristas quanto aos perigos existentes no trânsito e ao mesmo tempo sobre noções de leis que muitas vezes não são seguidas na sua totalidade – afirma Silveira.
O vereador diz ainda que é fundamental que as escolas tenham, não somente disciplinas nas grades, mas também palestras e campanhas educativas sobre o trânsito.
- A câmara municipal, por meio da votação deste projeto, cumpriu seu papel, que é o de elaborar leis que sejam benéficas para a sociedade. O executivo municipal entendeu que o projeto é relevante ao sancioná-lo e a secretaria municipal de Educação tem que cumprir o que determina a lei - disse.
Antônio Silveira afirma que a cidade conta com mais de 160 mil veículos, sendo 50 mil motociclistas. Diz ainda que, diante da complexidade do trânsito na cidade, como ruas estreitas, motoristas que não respeitam sinalização e em muitas oportunidades pedestres que não utilizam a faixa, é importante que as crianças tenham noções em sala de aula destes e de outros temas pertinentes ao trânsito.
- A câmara municipal dá mais uma vez mostra de que projetos são votados para de certa forma contribuir com a sociedade. A expectativa é que seja cumprida a lei existente e que as escolas da rede municipal façam valer a mesma, instituindo disciplina específica sobre o trânsito - conclui Silveira.