Nova lei votada nesta semana pela câmara municipal de Montes Claros beneficia pacientes de hemodiálise. A lei garante transporte gratuito em ônibus coletivo para esses pacientes. O projeto de lei foi criado pelo vereador e presidente da câmara municipal, Athos Mameluque.
Para fazer a carteirinha que permite o livre acesso ao transporte público, o paciente deve procurar a MCTrans. A lei permite ainda que um parente ou representante legal possa ir até à empresa regularizadora fazer a carteirinha pelo paciente.
- A doença renal é considerada um grande problema de saúde pública, pelas elevadas taxas de morbidade e mortalidade e, além disso, tem impacto negativo sobre a qualidade do paciente com problema renal - explica Athos Mameluque.
Para o autor do projeto, essa lei vai ajudar a amenizar as angústias sofridas por pessoas que precisam fazer hemodiálise constantemente.
Entre outras leis criadas recentemente por Mameluque está a isenção no pagamento de inscrições em concursos públicos para doadores de sangue e doadoras de leite materno. Essas duas leis tiveram impacto positivo no aumento destas doações, uma vez que servem de incentivo para a doação. Com o mesmo objetivo, nesta nova lei, Mameluque visa melhorar a qualidade de vida e criar facilidades para os usuários da saúde publica em especial aos usuários de hemodiálise. (Fonte: A.I. Câmara)