Política

Jovens prontos para ir às urnas

Número de títulos emitidos para faixa de 16 a 18 anos cresce mais de 600% em Montes Claros

Márcia Vieira*
Publicado em 20/07/2022 às 22:37.
Anna Luísa de Souza, de 18 anos, tirou o título este ano: “quero fazer parte dessa mudança”, diz (Alexandre Fonseca)

Anna Luísa de Souza, de 18 anos, tirou o título este ano: “quero fazer parte dessa mudança”, diz (Alexandre Fonseca)

Montes Claros bateu recorde no número de jovens de 16 a 18 anos que procuraram o Cartório Eleitoral da cidade para fazer o título de eleitor e votar neste ano. Foram mais de mil novos documentos emitidos, uma alta de 663% em relação aos 131 liberados em 2020.

Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e mostram crescimento nesse público também no Estado, de forma geral. O eleitorado jovem mineiro cresceu 82,64% neste ano, em relação às eleições de 2020.

Em 2022, há 168.242 eleitores de 16 e 17 anos no Estado. Há dois anos, eram 92.114 eleitoras e eleitores nessa faixa etária.

O TRE-MG analisa que esse crescimento significativo se deu por conta da forte campanha que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou neste ano para alcançar os adolescentes, investindo em convocações por meio de peças em redes sociais e demais mídias. A campanha ganhou a ajuda até mesmo de artistas internacionais, como Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, além da cantora Anitta e Zeca Pagodinho. No Brasil inteiro, houve o registro de 2.042.817 desses jovens eleitores.

Apesar do crescimento, essa faixa etária ainda é a que apresenta o menor número de eleitores em Montes Claros. A predominância é de pessoas com idades entre 45 e 59 anos. 

Anna Luísa de Souza está com 18 anos e, embora estivesse autorizada a votar desde os 16, só agora decidiu tirar o título. Ela diz que não podia mais se ausentar do processo, motivada por um sentimento de mudança.

“Eu vi uma maior necessidade de participar efetivamente da política do meu país, porque eu não concordo com o governo atual, suas atitudes. Por isso, resolvi tirar e fazer parte dessa mudança”.

Eleitor deve ficar atento a mudanças de seções
Montes Claros soma, neste ano, 287.668 eleitores – 3% a mais do que o registrado em 2020. A maioria (53%) são mulheres. E eles devem ficar atentos a algumas mudanças nas seções eleitorais, que foram unificadas.

A chefe da 184ª Zona Eleitoral, Helen Guimarães, explica que locais menores, onde havia apenas três seções, foram extintos e os eleitores incorporados ao local mais próximo. 

“A fusão vai trazer benefícios à medida que agiliza o processo e possibilita até que os órgãos envolvidos trabalhem de maneira mais segura. É uma questão de logística e o E-Título traz todas essas informações na palma da mão”, afirma Helen.

Ela alerta para que o eleitor acesse o aplicativo antes de sair de casa para votar para não ficar perdido. “O aplicativo pode ser acessado em qualquer data, ele foi aprimorado e funciona perfeitamente”, diz Helen.

*Com Jader Xavier, do Hoje em Dia

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por