![]() A intervenção na saúde vai fazer com que o Alpheu de Quadros deixe de ser um hospital para se tornar uma Unidade Básica de Saúde |
A intervenção na saúde da região Macro Norte por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) entra em novo capítulo. O Hospital Municipal Alpheu de Quadros terá o horário do seu Pronto Atendimento reduzido, deixando de prestar atendimento durante 24 horas para atender somente das 7 às 22 horas.
Enquanto esteve à frente da saúde no Norte de Minas, a Prefeitura de Montes Claros recebia recursos suficientes para, também, oferecer o serviço do Alpheu de Quadros para toda a população, incluindo aí as cidades da região. A transferência de recursos do governo do estado para a Prefeitura se dava em torno de R$ 13 milhões/mês para cobrir esses custos mas, reduzido a R$ 1 milhão/mês por conta da intervenção da Secretaria de Estado da Saúde-SES, esse atendimento ficou prejudicado.
Como o serviço do Hospital Alpheu de Quadros não está incluído na rede hospitalar, e como a gestão dos prestadores hospitalares é estadual, a Secretaria Municipal de Saúde ficou responsável somente pela atenção primária do Município, cabendo ao estado de Minas Gerais arcar com o tratamento que era oferecido pelo Hospital.
É preciso salientar, ainda, que o Alpheu de Quadros passou, a partir de 1º de outubro, a funcionar como Unidade Básica de Saúde-UBS, ficando responsável somente pelo atendimento dos pacientes da cidade de Montes Claros.
