Hospital Mário Ribeiro: credenciamento avança

_

Jornal O Norte
Publicado em 13/04/2017 às 08:52.Atualizado em 15/11/2021 às 14:59.

Márcia Vieira
Repórter











Com o credenciamento, o hospital atenderá a toda a
população gratuitamente, além de solucionar
um grande problema na cidade
que é a falta de leitos nos hospitais



 

Nesta terça-feira 11, vereadores de Montes Claros foram recebidos em Brasília pela deputada federal Raquel Muniz para tratar de assuntos de interesse da região. Na pauta de discussões mereceu destaque o credenciamento do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro.

Recentemente os vereadores visitaram a unidade hospitalar e constataram que ela está equipada, humana e clinicamente para o atendimento à população. O Hospital Mário Ribeiro já é referência na região pelo atendimento humanizado e com o credenciamento pelo SUS – Sistema Único de Saúde poderá atender a toda a população gratuitamente, além de solucionar um grande problema na cidade, que é a falta de leitos nos hospitais.

BUSCA DE SOLUÇÕES
Buscando uma resposta para o problema, a deputada Raquel Muniz organizou agenda para os vereadores serem recebidos no Ministério da Saúde. Ao lado dos parlamentares, ela participou de reunião com o secretário Sérgio Luiz da Costa, representante técnico do ministro Ricardo Barros.

Marlon Xavier, presidente da Comissão de Saúde da Câmara falou sobre o encontro.

- Estivemos com o secretário do ministro, Sérgio Luiz da Costa. Questionamos o que é preciso fazer, em relação à União, para que o Mário Ribeiro seja credenciado e possa desenvolver os seus serviços em benefício de milhares de pessoas.  

Além do credenciamento, a comitiva apontou também outras demandas, como a aquisição de máquinas de hemodiálise para o Hospital Dílson Godinho e o retorno da gestão plena de saúde para o município.

Marlon Xavier aponta os próximos passos que serão dados em direção ao credenciamento.

- Graças ao empenho da deputada Raquel Muniz, nós conseguimos esta reunião e ela foi muito importante para Montes Claros e para o norte de Minas. Agora, o ministério pede uma fisiologia do hospital, ou seja, informações de como poderíamos incluir o SUS, quais as especialidades, tipos de cirurgia, número de leitos e se o SUS será implantado em uma ou duas etapas - disse o vereador.

Sobre o assunto, a deputada Raquel Muniz declarou que a sinalização do Ministério da Saúde foi positiva.

O ministério pediu o plano operacional do Hospital e já assinalou que é possível o credenciamento. O Estado também mostrou interesse e falou que vai ajudar. Enfim, existe uma soma de forças para atender esta e outras demandas que interessam a todo o norte de Minas - disse.

GESTÃO PLENA
Ao falar sobre a gestão plena de saúde, o vereador Marlon Xavier apontou que existe um entrave. O Teto Mac (valor máximo do teto para a média e alta complexidade) tem um déficit e a prefeitura completaria este déficit, mas, segundo Marlon, o prefeito atual não quer se responsabilizar pela situação.

- Estamos neste impasse porque o atual prefeito não quer a gestão plena de volta. Isso é um grande problema que trará mais prejuízo ao município.

Para que o problema seja resolvido, o ministério pediu aos vereadores que intercedam junto ao município e que os representantes da secretaria municipal disponibilizem informações concretas sobre a situação.

 - O ministério quer saber quais os hospitais estão prestando serviço para este Mac e as planilhas, para ver a possibilidade de aumentar este teto ou redistribuir os valores, uma vez que o norte de Minas e Jequitinhonha utilizam mais o SUS do que as pessoas do Sul e Triângulo Mineiro, por exemplo.

Quanto à solicitação de máquinas para o hospital Dilson Godinho, o vereador informou que poderá ser tomada uma “medida emergencial”.

- Como as emendas dos deputados já estão fechadas, ficou acordado entre os participantes que o ministério tentará uma medida emergencial para que o hospital seja contemplado com essas máquinas.

Para Marlon Xavier, “todas as solicitações foram bem ouvidas e entendidas”.

- A deputada Raquel Muniz nos acompanhou em todas as agendas. Tivemos contato com outros parlamentares, mas ela funcionou em Brasília como nossa anfitriã e acreditamos que a viagem foi muito importante.


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por