O Governo do Estado admitiu, na quarta-feira (23/9/15), uma carência de 973 leitos de tratamento intensivo em Minas Gerais. A informação é do diretor de Política e Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde, Danilo Borges Matias, que participou de audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Essa carência de leitos foi o tema da reunião, que atendeu requerimento do deputado Doutor Jean Freire (PT), também assinado pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).
De acordo com o deputado Doutor Jean Freire, sua experiência médica o sensibilizou para o problema da falta de leitos de tratamento intensivo. Ele relatou, por exemplo, episódio em que atendeu um paciente em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) que ficou por quatro dias entubado em uma enfermaria, com outros pacientes, sujeito a contaminação e outras enfermidades.
De acordo com o diretor Danilo Matias, Minas Gerais já encaminhou ao Ministério da Saúde pedidos de credenciamento de mais 78 leitos de tratamento intensivo e mais dez para tratamento intermediário. Ele admitiu que esses processos de credenciamento têm caminhado lentamente e já não acontecem há muito tempo.
De acordo com os participantes da reunião, no entanto, o maior problema do Estado não é a carência de leitos de tratamento intensivo, mas de recursos financeiros e profissionais que garantam a viabilidade desses leitos e, especialmente, de unidades de cuidados intermediários, que evitem o uso desnecessário do tratamento intensivo.
A crítica mais recorrente, tanto por parte dos deputados quanto de outras autoridades, é a falta de financiamento federal para a saúde, com uma tabela de remuneração defasada e dificuldades para ampliação da rede. O presidente da Comissão de Saúde, deputado Arlen Santiago (PTB), lembrou que mesmo agora, quando o Governo Federal propõe o retorno da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), as perspectivas da saúde são piores do que nunca. “Esse dinheiro não será para a saúde”, criticou o parlamentar.
