Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Setembro

Frentistas reivindicam lei municipal para coibir assaltos praticados por motociclistas

Jornal O Norte
Publicado em 10/08/2010 às 11:26.Atualizado em 15/11/2021 às 06:35.

Samuel Nunes


Repórter



Os trabalhadores de postos de combustíveis têm sido vítimas de constantes assaltos, geralmente praticados por motocicletas. Os frentistas entendem que se houvesse em Montes Claros uma lei municipal que proibisse o uso de capacetes em estabelecimentos comerciais, a situação seria diferente.



O diretor da federação nacional dos postos, Hozano Felix, em contato com O NORTE na manhã de ontem, 09, disse que a entidade realizou um levantamento entre os frentistas, em assembleias, de sugestões da categoria para conter a onda de assaltos a postos de combustíveis. Os trabalhadores fizeram, inclusive, abaixo-assinado solicitando que a câmara municipal crie uma lei específica no município, a fim de que os motociclistas fiquem impedidos de entrar no estabelecimento ou abastecer usando capacetes.



- O perigo do assalto pode atingir os frentistas que abastecem e os clientes que se encontram na área de abastecimento, que também correm perigo - diz.



Segundo dados do sindicato, em Montes Claros existem 74 postos de gasolina, com um total de mais de 1.000 frentistas. A categoria confeccionou panfletos chamando a atenção das autoridades para o problema.



- Temos exemplos de frentistas vítimas de assaltos que levaram até tiros e chegaram a ser internados. Diante deste quadro, alguma coisa tem que ser feita o mais rápido possível - afirma.



De acordo com o sindicalista, em audiência pública realizada na câmara municipal no final do ano passado, o assunto foi debatido incessantemente. Entretanto, até agora nada foi feito.



- Enquanto isso, os assaltos continuam. Temos feito um trabalho de esclarecimento aos frentistas para ficarem atentos; na hora que chegar um veículo ou uma moto para abastecer, que outro colega fique atento à movimentação - diz.



Hozano afirma que os assaltos geralmente acontecem à noite e entre 15h e 18h. Ele lembra que são vários os pais de família que trabalham nesta atividade e a federação vai buscar meios para garantir a segurança destes trabalhadores. De acordo com o diretor, tanto os frentistas quanto os proprietários de postos e os clientes sentem-se inseguros e por isso é este o momento de fazer algo para, ao menos, amenizar a situação.



- Posso afirmar que o objetivo da entidade é lutar incansavelmente para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e recebam os benefícios determinados pela convenção coletiva, e que, acima de tudo, sejam respeitados - finaliza.



O telefone da sub-sede da federação nacional dos frentistas em Montes Claros é (38) 3084-2693.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por