Logotipo O Norte
Terça-Feira,30 de Abril
Eleições 2022

Força-tarefa especial limpa MOC pós-eleição

Segunda-feira foi de muito trabalho na cidade para recolher propaganda eleitoral pelas ruas

Larissa Durães
Publicado em 03/10/2022 às 22:20.

(VILMA TEREZINHA)

Uma quantidade enorme de santinhos , espalhados pelas ruas de Montes Claros, deu trabalho para os responsáveis pela limpeza da cidade.  

O serviço começou às 6h30 de segunda-feira, 3. Na avaliação do coordenador de limpeza Elson Manuel, a ação deverá demorar mais alguns dias. 

“Tem tantos santinhos espalhados pela cidade, e em locais muito variados, como as escolas e avenidas”, explica.

Uma operação especial foi feita para garantir a limpeza das ruas depois do primeiro turno das eleições para presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. Foram 90 trabalhadores entre garis, motoristas e fiscais, transportados com o auxílio de dois caminhões para fazer a limpeza e varrição da cidade.

Elson lembra que é proibido espalhar santinhos. Mas em todas as eleições, esse material é jogado pelas ruas. 

“É proibido, pessoal sai aí jogando nas ruas, sem consequência e sai sujando as ruas. Infelizmente a nossa secretaria não pode multar. Tinha que ser o TSE que precisariam corrigir essas coisas. Não temos o poder de fazer infrações a quem suja”, diz, contrariado.

Para o Tribunal Regional Superior (TRE), a prática é considerada irregular e é autuada como Representação Criminal ou Notícia Crime. A infratora ou o infrator que cometer esse gênero de propaganda irregular, estará se sujeitando a receber a aplicação da multa prevista no §1º do art. 37 da Lei nº 9.504/1997, sem prejuízo da apuração do crime, previsto no inciso III do § 5º do art. 39.

Para os candidatos que ainda possuem propagandas eleitorais de sobra armazenados, Elson, pede que descartem em locais adequados.  

“Como é papel e plástico, seria muito bom se os candidatos descartassem nas associações de catadores, pra doar, porque aí vai girar uma renda para o pessoal”, aconselha.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por