Festa de São José das Traíras deve repetir tradição de iniciar ano eleitoral
Os festejos do dia do padroeiro na comunidade de São José das Traíras, que se celebra daqui a duas semanas, deve ser a primeira oportunidade para que os pretensos candidatos comecem a se movimentar no tabuleiro político que vai definir alianças e os nomes que vão constar das cédulas eleitorais no início de outubro
![]() Festa de São José das Traíras deve repetir tradição de iniciar ano eleitoral |
MANGA - A mudança no calendário eleitoral que vai deixar a temporada oficial da sucessão municipal deste ano mais curta (apenas 45 dias) não deve mudar uma tradição estabelecida em Manga, no extremo Norte de Minas. Os festejos do dia do padroeiro na comunidade de São José das Traíras, que se celebra daqui a duas semanas, deve ser a primeira oportunidade para que os pretensos candidatos comecem a se movimentar no tabuleiro político que vai definir alianças e os nomes que vão constar das cédulas eleitorais no início de outubro.
Atual prefeito e até aqui candidato à reeleição, Anastácio Guedes (PT), promete grande evento para comemorar o Dia de São José. Por uma dessas misturas entre Estado e Igreja em plano micro, cabe ao município custear as despesas para a logística da festa - o que dá ao prefeito protagonismo óbvio. Anastácio informa que prepara uma grande cavalgada para marcar a festa do padroeiro, além de shows e disputas esportivas.
A pequena comunidade de São José das Traíras vai atrair, por algumas horas, a atenção do mundo político local. Deverão passar por lá o secretário de Estado Paulo Guedes (Sedinor), além dos nomes cotados para disputar a sucessão de Anastácio. O ex-prefeito Quinquinha Oliveira (PPS), o advogado Maurício Magalhães (PR), os vereadores Luiz Carlos Santina Caíres (PRB) e Leonardo Pinheiro (PSB), entre os principais nomes que se posicionam até aqui para a disputa de outubro, além daquela pequena multidão de candidatos a vereador e aspirantes às vagas de vice-prefeito, vão pedir de romaria e prece sucesso nas veleidades que carregam em seus sonhos acordados.
Enquanto os sertanejos professam sua fé no santo operário de Nazaré, padroeiro dos agricultores no semiárido brasileiro, os políticos medem suas forças e conversam muito ao pé do ouvido. Há quem espere do santo carpinteiro muito mais do que as chuvas providenciais que vão fechar o verão e sinalizar com as farturas próximas. Oxalá, a multiplicação dos votos quando outubro chegar, pois milagre é para quem acredita. (Em Tempo Real)

