Fátima Pereira quer o Norte de Minas mais perto de Brasília

Jornal O Norte
09/05/2006 às 11:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:35

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Na série de reportagens sobre pré-candidatos às eleições de outubro deste ano, O Norte ouviu na manhã de ontem Fátima Pereira - PTB, única mulher com assento na câmara municipal de Montes Claros.

Fátima Pereira quer chegar ao congresso nacional para diminuir constitucionalmente a distância do Norte de Minas do poder central


(fotos: arquivo/ Wilson Medeiros)

A vereadora, vice-presidente da casa, exercendo seu segundo mandato consecutivo, é pré-candidata ao congresso nacional e acredita que alcançará bons resultados nas urnas. Sem diferir de outros aspirantes ao justificar a pretensão política, Fátima Pereira credita a iniciativa à necessidade de o Norte de Minas novamente contar com representantes leais e atuantes em Brasília, de fato voltados para os problemas da região - que continuaria refém de um distanciamento do poder central altamente negativo aos seus interesses desenvolvimentistas.

Para ela, uma das alternativas para encurtar essa separação seria promover mudanças constitucionais - mudanças, que, afirma, possam garantir o acesso do sentimento do povo, norte-mineiro, em especial, no congresso nacional.

NA ERA DA EXCEÇÃO

Fátima Pereira experimentou os primeiros passos na política ainda durante o regime militar, quando militava pelo então MDB e em pleno andamento do bipartidarismo (que tinha a Arena como legenda oficial do governo). Antes de ingressar definitivamente na política, influenciada e apoiada pelo deputado estadual, Arlen Santiago, dedicava-se quase que exclusivamente à tarefa de educar. Professora ao longo da vida foi, por muitos anos (de 1989 a 1998), titular da 22ª Superintendência Regional de Ensino na gestão de três governadores - Newton Cardoso, Hélio Garcia e Eduardo Azeredo.

Filiou-se finalmente ao PTB em 1991 - e de cuja legenda jamais se distanciaria. Sete anos depois passou pela sua primeira experiência com as urnas, sem o sucesso calculado, candidatando-se à assembléia do estado. Apesar dos 14 mil votos, não conseguiu a cadeira parlamentar.

Dois anos depois Fátima Pereira se elegeria como a quinta vereadora mais bem votada em Montes Claros, com exatos 2.294 votos. O segundo mandato viria sem muita dificuldade, em 2004, assegurado por 2.520 votos.

EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE

Fátima Pereira confirma sua pré-candidatura e a sua expectativa de ter o nome homologado na convenção petebista na medida em que percebe apoio de correligionários e de setores importantes da sociedade montes-clarense e norte-mineira, sobretudo do segmento educacional.

Essa identificação com uma categoria – que ela aponta como uma das principais vítimas de uma política nefasta que sonha abolida de vez, a anima ainda mais a encarar a disputa eleitoral para encontrar soluções para o povo exatamente através da educação. Ela também mostra ânimo aplicado em disputar o pleito proporcional a partir do momento que novas regras eleitorais passam a vigorar neste ano - entre elas, as que procuram punir exemplarmente o abuso do poder econômico durante a campanha -, que possibilitarão a igualdade entre os candidatos, apesar de ressaltar que a questão financeira nunca foi imperiosa nas suas expedições junto ao eleitor, já que suas empreitadas nesse campo sempre estiveram voltadas para um trabalho de expor idéias através do contato direto com as pessoas.



Vereadora diz que fará da educação sua bandeira para mudar o país, e que o congresso nacional é o fórum ideal para buscar essa mudança




A vereadora concorda que o momento crítico em que vive o país, devido aos sucessivos escândalos envolvendo o governo e o congresso nacional, atolados em falcatruas sem precedentes, ao mesmo tempo em que desestimula, incentiva novos passos em busca de uma política pautada pela ética, pela moral e pela cidadania. Segundo ela, apesar da descrença do brasileiro na classe política, essa vergonha nacional que é a roubalheira do erário acabará tendo seu lado positivo, levando o eleitor a escolher bem os seus candidatos, no sentido de que novamente não sejam vítimas de políticos inescrupulosos e beneficiados pela impunidade.

ENCURTAR DISTÂNCIA

Fátima Pereira diz que deseja chegar ao congresso nacional com um único objetivo: o de que o Norte de Minas passe a ter uma representação forte, que lhe assegure investimentos necessários para retomar um crescimento sustentável, e que se mantenha mais próximo das decisões emanadas de Brasília.

Ela reclama a necessidade de uma ação parlamentar que reduza a distância que aumenta sucessivamente entre o poder central e a região, acrescentando ser esta a causa do atraso norte-mineiro, o que leva a sua população a enfrentar problemas que se eternizam ao longo da história, ao contrário de outras regiões que com a atenção do governo e do congresso avançam nos seus programas de desenvolvimento.

Uma das alternativas junto ao congresso nacional para eliminar os obstáculos e integrar a região de vez ao resto do país, segundo Fátima Pereira, seria lutar por alterações na Constituição Federal de 1998, considerada a Constituição Cidadã - e que necessitaria de uma nova revisão que inclua o acesso do sentimento do povo, sobretudo do povo norte-mineiro, no congresso nacional.

Para ela, o sentimento dos montes-clarenses e dos norte-mineiros hoje é nulo em Brasília e o seu clamor por soluções de problemas que se arrastam há séculos não alcança os deputados que se revezam no parlamento nacional - apesar de alguns políticos mostrarem preocupação com a região. Mas, são representações com pouca afinidade com o Norte de Minas, diz a vereadora, enfatizando que a região precisa de muito mais - e que as eleições de outubro podem ser o início de um novo tempo.

LAMENTO

A vice-presidente da câmara municipal encerra garantindo que, no caso de uma vitória nas urnas, ela lamentaria só o fato de ter de deixar o legislativo municipal, tornando a casa órfã da representação da mulher. Mas, observa a vereadora, a eleição para o congresso nacional tratará de dimensionar ainda mais o seu trabalho parlamentar em nome de um Brasil melhor, mais ético, mais justo, que faça valer os direitos de cada brasileiro de ser um cidadão honesto, trabalhador, educado e feliz.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por