Everaldo Ramos
Repórter
Na manhã desta terça-feira, 23, o vereador Pastor Altemar ocupou a tribuna da câmara municipal para denunciar que há mais de seis meses a administração municipal não vem repassa os recursos previstos nos convênios com a Santa Casa. de Montes Claros.
Segundo o vereador, ao visitar a unidade hospitalar tentando constatar “in loco” o porquê de tanta demora no atendimento, foi lhe apresentada, dentre outras razões, a falta de repasse dos recursos, necessários à manutenção dos serviços oferecidos pelo hospital através do sistema único de saúde.
- Acredito que essa falta de cumprimento do repasse em dia traz graves problemas, já que interferem na qualidade do atendimento, avalia o vereador , que diz ter entrada de requerimento na Câmara solicitando explicações à secretaria municipal de Saúde sobre o assunto.
A diretoria financeira da Santa Casa não só confirmou a denúncia do vereador, como também informou que são exatos 3.251.193.09 ( três milhões duzentos e cinqüenta e um mil, cento e noventa três reais e nove centavos), o valor em atraso, referente a serviços prestados pelo hospital ao município. Existem ainda, segundo a diretoria, outros recursos relacionados aos serviços do pronto-socorro que, juntos totalizam R$1.380.000.
- A falta do pagamento desses recurso afeta de sobremaneira sobrevivência do hospital, ainda mais numa época como essa, onde a instituição tem que pagar décimo terceiro e outras despesas – ressalta Antônio Medeiros, diretor financeiro da Santa Casa.”
A reportagem tentou se comunicar com a secretaria municipal de Saúde e foi informada que o secretário José Geraldo Drumond estava ausente, e não havia, no momento, ninguém autorizado a comentar o assunto.