Samuel Nunes
Repórter
Reunião ordinária da câmara municipal realizada na manhã desta terça-feira, 16, foi marcada por pouca gente no local destinado para quem assiste a fala dos parlamentares. Em dado momento, apenas nove testemunhas assistiam a reunião dos vereadores da sexta maior cidade do estado de Minas Gerais. Quase no final, o público aumentou um pouco, mas, longe do ideal.
Pouca gente acompanhou a reunião ordinária da câmara municipal
A reunião foi marcada ainda pelo discurso do vereador pastor Altemar (PSC) que pediu da tribuna a saída do secretário de serviços urbanos João Ferro da referida pasta. O vereador, que tem se notabilizado em fazer críticas veementes à administração municipal, não poupou palavras para também criticar de forma direta o secretário.
- Não basta ser secretário apenas e ficar na cadeira. É preciso mostrar trabalho. São vários os problemas vivenciados pelos moradores dos bairros Jardim Alvorada, Antônio Pimenta e Doutor João Alves. Já encaminhei, nestes quase dois anos de mandato, vários ofícios à secretaria de serviços urbanos, enumerando os problemas dos moradores daqueles bairros, entretanto, nenhuma providência ainda foi tomada. Enquanto isso, escorpiões e outros animais peçonhentos continuam a incomodar os moradores - reclama.
TERCEIRIZAÇÕES
Já o vereador Claudim da Prefeitura (PPS) criticou contundentemente as terceirizações da administração como, por exemplo, o terminal rodoviário, a merenda escolar, a coleta de lixo e os cemitérios.
- Disse recentemente que esta administração não tinha plano de governo, mas volto atrás nas minhas palavras, tem sim, tem o plano das terceirizações já anunciadas e as que estão por vir. Daqui a pouco esta administração estará privatizando o terceiro andar da prefeitura - cobra.
O parlamentar chama a atenção ainda para os servidores da Esurb que, com a terceirização da limpeza urbana, estão com o futuro incerto.
Ainda na reunião, além de requerimentos, foram votados cinco comendas de homenagem como, por exemplo, a do vereador Athos Mameluque que concede título de cidadão honorário de Montes Claros ao secretário de estado da saúde Antônio Jorge de Souza Marques, a de Edwan do Detran, que concede placa de prata Alferes José Lopes de Carvalho à 8º delegacia regional de policia civil, a do vereador pastor Elair, que concede título de cidadão honorário ao tenente coronel da infantaria Marcos Antônio Carpegiani, ainda do mesmo vereador título de cidadão honorário ao tenente coronel de infantaria Paulo de Tarso Ramos, e a do vereador Ildeu Maia, que concede título declaratório de utilidade pública municipal a associação de pequenos produtores e trabalhadores rurais de pederneiras.
E em terceira, foi votado um único projeto de lei oriundo do poder executivo municipal que autoriza a doação de terreno do município à união federal.