Segundo sua assessoria, o ex-ministro Humberto Souto esteve reunido com o governador Aécio Neves segunda-feira, 06, para tratar de assuntos referentes ao Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Uma das principais preocupações de Humberto Souto, em virtude do momento que vive a região, é o iminente perigo da seca. O ministro solicitou ao governador Aécio Neves a tomada de providências antecipando um provável período prolongado de estiagem.
Segundo ele, o governador determinou ao coronel. James Ferreira, chefe da Cedec - Coordenadoria estadual de Defesa Civil que se promova uma reunião para avaliar as deficiências de cada área e um levantamento da situação que já afeta grande parte das lavouras e pastagens da região.
O ex-presidente do TCU - Tribunal de Contas da União, quando era deputado federal, conseguiu o perdão de dívidas junto aos bancos, muitas delas provenientes de perdas de plantações e pastagens devido à estiagem, anistiando centenas de produtores rurais que estavam ameaçados de perder suas propriedades.