Samuel Nunes
Repórter
Alunos das escolas do ensino fundamental Dom Aristides Porto, Eloy Pereira e Helena Prates embarcam hoje para Belo Horizonte, onde representarão a câmara municipal na etapa final do parlamento jovem, que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, na assembleia legislativa de Minas Gerais.
De acordo com Cristiane Alves Nunes, coordenadora pedagógica e de projetos da escola do legislativo de Montes Claros, 120 alunos de 12 cidades vão trabalhar para compor o documento final, que será entregue aos deputados estaduais.
- Foram seis meses de muito trabalho até chegar a esta etapa final, observando que os alunos das três escolas de Montes Claros participaram de oficinas de capacitação, discutiram o tema resíduos e meio ambiente e elaboraram propostas - afirma.
Nove propostas foram selecionadas e enviadas à assembleia legislativa para compor o documento que será trabalhado pelos 120 alunos na plenária final. Para a coordenadora, a sociedade civil organizada deve ser protagonista no legislativo.
Segundo Cristiane, o projeto teve êxito em Montes Claros e, por isso, a expectativa agora é de que em 2011 a câmara de Montes Claros, em parceria com a assembleia de Minas, possa dar continuidade ao trabalho.