Samuel Nunes
Repórter
Alunos da rede pública estadual das escolas Helena Prates e Dom Aristides Porto estiveram na câmara municipal na manhã de terça-feira,04, e acompanharam de perto como se dá o trabalho no legislativo local. A visita dos estudantes faz parte do projeto Parlamento Jovem, voltado para educação, cidadania, formação política e participação e envolvimento efetivo dos jovens no processo de estudo, produção de leis e funcionamento do poder legislativo.
SAMUEL NUNES
Alunos das escolas estaduais Helena Prates e Dom Aristides Porto acompanham reunião ordinária da câmara municipal.
Fernanda Cristiane Alves Nunes, secretária da escola do legislativo, ressalta a importância dos jovens no processo de conhecimento da atividade parlamentar dos vereadores de forma ativa. Ela afirma ainda que estudantes de 12 cidades participam do curso e reitera a importância de estes jovens conhecerem não somente o poder legislativo mas também o executivo, algo considerado primordial para a formação política e cidadã de cada um deles.
Segundo Fernanda, a participação dos alunos resulta na elaboração de propostas referentes ao tema meio ambiente, que serão discutidas no parlamento pelos próprios estudantes e, por conseguinte, estas serão enviadas para a assembleia legislativa do estado de Minas Gerais.
A secretária ressalta a importância dos monitores que orientam de forma dinâmica os estudantes e afirma ainda que a temática para discussão foi definida pelos representantes das câmaras municipais que participaram da capacitação para implantação do Parlamento Jovem nos municípios. Diversos temas foram debatidos e votados. Por fim, através de votação por município, o tema central definido foi resíduos e meio ambiente.
Paulo Cesar é monitor, acadêmico em Engenharia Ambiental. Ele diz que vê com bons olhos a realização do Parlamento Jovem na cidade.
De acordo com o acadêmico, desta forma, os jovens se tornam mais participativos em questões voltadas para a política e discussão de assuntos recorrentes.
Bruno Duarte participante do Parlamento Jovem, aluno da escola estadual Helena Prates, afirma que este projeto é extremamente relevante para sua formação política.
- No Parlamento Jovem tenho a oportunidade de expor minhas opiniões. Não pretendo ser político, mas ter uma formação política, o que todo jovem deveria buscar - conclui.