Energia Solar é tema de audiência na Câmara
A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou nesta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Montes Claros, uma audiência pública destinada a debater a energia solar fotovoltaica e as demandas de energia elétrica do Norte de Minas
Durante a audiência foi destacada a importância de a região Norte de Minas investir neste tipo de energia |
A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou nesta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Montes Claros, uma audiência pública destinada a debater a energia solar fotovoltaica e as demandas de energia elétrica do Norte de Minas. Junto com a comissão, presidida pelo Deputado Gil Pereira (PP), participaram autoridades no assunto de todo o país.
Durante a audiência, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, destacou a importância de incentivos para a ampliação do sistema no Norte de Minas.
- Temos aqui uma mina de ouro quando se fala em energia solar. Na cidade administrativa que está sendo construída, vamos ter parte do sistema alimentado por este tipo de energia. Esta é uma tendência e o sol, matéria prima para a produção, nós temos de sobra – disse o prefeito.
O representante da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica, Rodrigo Lopes, ressaltou que o Norte de Minas Gerais tem grande potencial para esse tipo de energia, já que tem sol praticamente o ano inteiro. Rodrigo ainda completou que além de gerar empregos a tecnologia fotovoltaica, reduz o aquecimento global.
O proponente da audiência e presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia, Gil Pereira, falou sobre os incentivos propostos para aqueles que passarem a utilizar a energia solar.
- Foi sancionada a Lei 21.713, de 2015, que se originou no Projeto de Lei (PL) 1.350/15, da minha autoria, que amplia o prazo para a concessão de crédito de ICMS relativo à aquisição de energia solar produzida no Estado, de modo a estimular essa fonte renovável de energia. É este tipo de ação que devemos ampliar para fazer com que o Norte de Minas se torne uma potência na produção de energia – disse o deputado.