Foto: Adriana Queiroz![]() O evento lotou o plenário da Câmara Municipal |
Aumentar a representatividade feminina nas esferas políticas municipais, estaduais e nacional. Este foi um dos principais objetivos do I Encontro do PSB Mulher do Norte de Minas, na tarde de quinta-feira (07), com participação da ex-deputada e vice-presidente nacional do PSB Mulher, Maria Elvira Salles; do prefeito Ruy Muniz e lideranças políticas/comunitárias. O evento lotou o plenário da Câmara Municipal e foi prestigiado, ainda, pela convidada, a primeira-dama Raquel Muniz, do PSC, primeira deputada federal eleita pelo Norte de Minas.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 2013, apontam que as mulheres representam 51,3% da população e que, mesmo assim, a participação do público feminino na política é pequena. Desde 2009, uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obriga que pelo menos 30% das candidaturas dos partidos sejam dedicados à representação feminina. Entretanto, atualmente, na Câmara dos Deputados, por exemplo, são apenas 47 parlamentares, num total de 513 políticos. No Senado, num total de 81 políticos, existem apenas 10 mulheres, entre eleitas e suplentes.
Durante o encontro, o presidente do PSB de Montes Claros, prefeito Ruy Muniz destacou a importância da participação da mulher na política nacional. Conclamou as lideranças do partido, em Montes Claros, região, estado e país à soma de esforços no sentido filiar lideranças femininas.
- Vamos dar apoio diferenciado às mulheres candidatas, este ano, a fim de que possam conquistar maior espaço na política e ajudar na construção de uma cidade melhor - afirmou o prefeito, ao citar que a empresária Rita Maluf, do PSB, terá papel de suma importância para a concretização deste ideal, para que o partido possa não somente preencher o espaço exigido pela legislação eleitoral, mas ter real participação feminina, no próximo pleito.
OUTRAS SIGLAS
O prefeito também aproveitou a presença de lideranças de outros partidos para convidá-los a somar esforços neste sentido.
- É importante que os dirigentes dos outros partidos também entrem nesta luta para que as mulheres possam ter mais representatividade nas câmaras, prefeituras, assembleias legislativas, senado, enfim, em todas as esferas da política - finalizou.
