Logotipo O Norte
Sábado,20 de Setembro

Em audiência pública, SAMU explica como funciona no Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 26/10/2009 às 08:16.Atualizado em 15/11/2021 às 07:14.

Samuel Nunes


Repórter


 


Aconteceu na noite da última quinta-feira, 22, audiência pública proposta vereador Claudim da Prefeitura (PPS), por meio de requerimento encaminhado à mesa diretora da câmara municipal. O parlamentar explica que esta teve como objetivo mostrar o trabalho do SAMU na rede de urgência e emergência na macro-regional  Norte.



- É válido salientar que o representante do SAMU explicou de forma didática para os presentes os critérios de atendimento deste órgão, não somente em Montes Claros, mas em todo o Norte de Minas.



O parlamentar acredita ser fundamental este tipo de audiência para passar para a população de forma detalhada como é realizado o trabalho do SAMU.



- Acredito que a audiência pública foi produtiva no sentido de que esta informou de quais as medidas tomadas pelo SAMU para se deslocar até determinada bairro para prestar atendimento, informações consideradas valiosas – disse.



Claudim da Prefeitura afirma ainda que todos sabem da importância do SAMU, que tem salvado vidas em Montes Claros, assim bem como toda a região. 



(foto: ARQUIVO/XU MEDEIROS)


null


Claudim da prefeitura: - Acredito que a audiência pública foi produtiva no sentido de que esta se informe de quais as medidas tomadas pelo SAMU.



Enius Freire Versiani, coordenador do SAMU, mostrou aos vereadores e ao público presente dados quanto aos atendimentos prestados à população.



São eles:



- Todo SAMU é tripartite, sendo 25% municipal, 25% estadual e 50% federal. Todos os investimentos de implantação são federais.



- O SAMU do Norte de Minas não obedece este padrão. Aqui, os municípios entram com 15%, o estado com 35% e o governo federal com 50%. O investimento na compra de 44 ambulâncias ficou a cargo do Ministério da Saúde.



- Na construção do Complexo regulador Macrorregional foram investidos R$ 700 mil para mobiliário e equipamentos e R$ 1.048.000,00 na construção do prédio. O complexo foi construído com  recursos estaduais.



Somente nos seis primeiros meses, o SAMU recebeu cerca de 21.839 chamados, através do 192. São cerca de 300 ligações por dia, que geram cerca de 100 saídas de ambulâncias para atendimento ou transferência de pacientes de uma unidade hospitalar para a outra.



A microrregião Montes Claros/Bocaiúva desponta como região com o maior número de atendimentos, cerca de 68%, seguido da micro Janaúba/Monte Azul, com 8% dos casos. Dos atendimentos realizados nos seis primeiros meses, cerca de 67% foram encaminhados a uma unidade hospitalar ou de saúde básica e 33% foram liberados no local após atendimento. Atualmente, o SAMU Regional conta com 34 unidades de suporte básico 06 unidades de suporte avançado, distribuídas em 34 bases, e um helicóptero, em parceria com a Polícia Militar, para casos de acidentes de grandes proporções nas rodovias e resgates em locais de difícil acesso.



Cerca de 600 funcionários trabalham no SAMU Regional, sendo 70 médicos reguladores e intervencionistas, 31 enfermeiros, 210 técnicos de enfermagem, 215 condutores/socorristas, 30 administrativos e 8 rádio-operadores, distribuídos nas bases da região. A Central de Regulação do SAMU conta com 3 médicos reguladores por plantão que, pelas informações passadas por telefone, decidem como será o atendimento; 4 telefonistas auxiliares de regulação médica e 2 rádio-operadores.



Nas 44 unidades móveis atuam, por plantão, cerca de 98 profissionais socorristas para realizar o atendimento médico pré-hospitalar de urgência, nos casos clínicos, traumáticos, gineco-obstétricos e psquiátricos, e, quando necessário, transportar o paciente com segurança e com acompanhamento profissional até o hospital.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por