Samuel Nunes
Repórter
José da Silva Macedo. Popularmente conhecido como Zete, dirige há três mandatos o Sindicato dos trabalhadores em bares, hotéis e similares de Montes Claros. Revela que dirige uma categoria que conta com cerca de três mil filiados e que é referência da categoria não somente em Montes Claros, bem como em mais 90 municípios do Norte de Minas. Frisa ser fundamental escolher com coerência e responsabilidade os deputados, senadores, governador e presidente da República:
- O eleitor tem que conhecer o candidato. É triste saber que tem determinado eleitor que não sabe, por exemplo, em quem votou nas últimas eleições.
José da Silva Macedo frisa que o eleitor não pode votar em qualquer candidato que aparece.
- E não adianta reclamar depois, pois muitos votam sem a consciência necessária e depois querem resultados - salienta.
Ele ser primordial a classe política trabalhar em conjunto com entidades como o sindicato que ele dirige e que não tem recebe qualquer tipo de beneficio. No que se refere a nomes, quem vem se destacando nos últimos cinco anos na política local, segundo José da Silva Macedo, é o deputado estadual Ruy Muniz (DEM) que, “ao longo de mais de 20 anos, vem desenvolvendo um profícuo trabalho na região no que concerne à educação”. No que se refere à política nacional, o sindicalista menciona o nome do deputado Paulo Paim, que defende de forma contundente a categoria:
- Ele tem uma visão empreendedora e é um dos nomes de destaque na política local.
José da Silva Macedo afirma ser importante ainda que os deputados da região elaborem projetos que também possam ser benéficos para a categoria que ele dirige. Salienta ainda ser importante à discussão das eleições 2010 um ano antes do pleito, pois, esta é uma forma dinâmica de conscientizar o eleitor sobre a importância do voto.
- Seria interessante que os movimentos sindicais discutam de forma mais ampla e aberta às eleições do próximo ano que irá mexer com todos os segmentos da sociedade. Será uma eleição grande, pois, teremos que escolher candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da república - conclui.