No dia 30 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário para as eleições de 2008, quando serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O dia do pleito será em 5 de outubro, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno (se houver), disputado nas cidades com mais de 200 mil eleitores, acontecerá em 26 de outubro, último domingo do mesmo mês.
O primeiro prazo a ser cumprido se encerra nesta sexta-feira, um ano antes das eleições. Até o próximo dia 5, os partidos políticos que pretendem lançar candidatos já devem ter obtido o registro de seus estatutos no tribunal. Além disso, termina também o prazo para os candidatos regularizarem a filiação partidária e o domicílio eleitoral onde pretendem concorrer.
Para os eleitores, o TSE orienta que o dia 7 de maio de 2008 é o último para requerer inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou alterações em seu título eleitoral.
As propagandas só serão permitidas a partir de 6 de julho, quando os candidatos ficarão liberados para realizar comícios e utilizar aparelhos de som. No rádio e na TV, os programas eleitorais gratuitos serão exibidos de 19 de agosto a 2 de outubro, quando também serão encerrados os comícios e debates.