Direito de resposta: Petrobras esclarece sobre fábrica de biodiesel

Jornal O Norte
Publicado em 19/10/2007 às 18:43.Atualizado em 15/11/2021 às 08:20.

Em sua edição do último dia 17, O NORTE veiculou matéria dando conta que Montes Claros deverá inaugurar, no mês de janeiro de 2008, um milionário e fantástico elefante branco, numa alusão ao fato de não haver no Norte de Minas matéria-prima suficiente para tocar a usina de biodiesel, em construção no distrito industrial.



Tanto é verdade que, para assegurar o funcionamento da unidade industrial, a empresa vai importar de Goiás as oleaginosas de que precisará para produzir de 40 mil litros do novo combustível. Entretanto, ontem, através de sua Gerência de Desenvolvimento Energético da Diretoria da Área de Gás e Energia, a Petrobras explica que a falha decorrente da falta de planejamento é de responsabilidade da Emater, empresa do governo de Minas com a qual assinou contrato de R$ 11 milhões para capacitação e assistência técnica de aproximadamente 15 mil famílias de agricultores.



NOTA DE ESCLARECIMENTO



Em relação à matéria “Fábrica de biodiesel de Moc vira um fantástico elefante branco”, publicada pelo Jornal O Norte de Minas, no dia 17 de outubro, a PETROBRAS esclarece:



A Petrobras estabeleceu uma parceria com EMATER-MG, que envolve um contrato de R$ 11 milhões para capacitação e assistência técnica de aproximadamente 15  mil famílias de agricultores distribuídos em 46 municípios  de Minas Gerais, para o plantio de 95 mil hectares de mamona, até 2010. Deste total, 24 mil hectares de mamona serão plantados ainda em 2007, gerando emprego e renda para cerca de nove mil famílias de agricultores. O contrato também prevê que a Petrobras forneça aos agricultores metade das sementes de mamona e o Governo de Minas Gerais, a outra metade. A Petrobras já está comprando 48 mil quilos de sementes certificadas pela Embrapa, e a usina de Montes Claros deve iniciar atividades no primeiro trimestre de 2008;



Paralelamente, a Petrobras assinou convênio com a Cooperativa Grande Sertão, a Via Campesina (MST) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de  Minas Gerais (FETRAF-MG) para o plantio de dois mil  hectares de amendoim, 1,8 mil hectares de girassol e cinco       mil hectares de mamona, em Minas Gerais. Cerca de seis mil famílias de agricultores participarão do projeto;



Coerente com os seus valores de responsabilidade social e ambiental, a Petrobras tem reunido todos os esforços  para o sucesso do empreendimento, desenvolvendo parcerias com órgãos e instituições do Governo Federal e  dos governos Estaduais e Municipais, dispostos a colaborar,  tendo como base a análise criteriosa de capacidade técnica.


 


Mozart Schmitt


Gerente-Executivo de Desenvolvimento Energético da Diretoria da Área de Gás e Energia da Petrobras

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por