A 3ª Conferência das Cidades de Minas Gerais reunirá de 17 a 19 de setembro, em Belo Horizonte, 1.200 pessoas, das quais têm direito a voto 800, representantes de 305 municípios mineiros, e 180 integrantes de movimentos sociais e populares, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, administradores públicos, sindicatos de trabalhadores e organizações não-governamentais ligadas ao desenvolvimento urbano.
O encontro será realizado pelo governo mineiro em parceria com a assembléia legislativa.
O objetivo conferência, que tem como lema - Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social é identificar os principais problemas enfrentados pelos municípios ou microrregiões, nas áreas de habitação, saneamento, meio ambiente, transporte e trânsito.
CONFERÊNCIA NACIONAL
O diagnóstico, que será encaminhado ao governo estadual, fundamentará a definição de novas diretrizes para o desenvolvimento regional e, posteriormente, será remetido ao governo federal para subsidiar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Por determinação de lei federal, as conferências das cidades ocorrem a cada dois anos, em três etapas: municipais e regionais, reunindo municípios próximos com problemas comuns; a estadual, em Belo Horizonte, onde serão escolhidos os 122 representantes de Minas, e a nacional, em Brasília, de 25 a 29 de novembro. Montes Claros enviará seus delegados, que participaram da conferência municipal. (Com Agência Minas)