Gabrielle Mourão
Jornalista
Reeleição é um fenômeno típico de governo republicano, onde os mandatos são de quatro anos. No Brasil, a reeleição em cargos executivos viola o artigo 60, inciso IV, da Constituição federal.
Para o deputado estadual Ruy Muniz-PR, os mandatos deveriam ser de cinco anos e não ter reeleição. Assim, os políticos conseguem fazer um bom trabalho.
- O político sério tem que dar sua contribuição na política e depois continuar fazendo outras atividades. Eu não gosto de ter minha profissão como político. Minha profissão é ser professor, médico. Profissão político não pode ser, político tem que ser um cargo temporário- diz.
O deputado acrescenta que, depois de cumprir sua missão, seu compromisso social, o político deve voltar a suas atividades:
- Eu quero contribuir para melhorar a vida da população principalmente do Norte de Minas e, depois, continuar minha vida como empresário. Temos que dar a oportunidade para outros, por isso, sou contra a reeleição.