Na manhã desta segunda-feira (30) Montes Claros recebe a Comissão Parlamentar de Inquérito de Maus Tratos aos Animais da Câmara dos Deputados. Os membros da Comissão realizam na cidade uma Audiência Pública com o objetivo de verificar as boas práticas relacionadas, na região, em relação à proteção dos animais.
- Ao contrário do que muitos imaginam, a CPI não é uma comissão para levantar apenas as questões dos maus tratos aos animais, mas sobretudo, para cuidar da defesa destes seres indefesos. Dentre as nossas atribuições está a de levantar as boas práticas em relação aos cuidados com os animais e depois, socializar estes bons exemplos. Aqui em Montes Claros temos Ongs atuantes, como a Apelo Canino e ainda, o Centro de Zoonoses tem sido exemplo, com profissionais tecnicamente preparados que cuidam dos animais com imenso carinho - afirmou a deputada federal Raquel Muniz, um dos membros da CPI.
Durante o encontro representantes de vários segmentos da sociedade e também o poder público vão falar como está a questão em Montes Claros. A cidade que conta com um cursos de medicina veterinária e zoonoses, já possui um Hospital Veterinário, ligado à veterinária da Funorte e ainda, recentemente a Prefeitura Municipal de Montes Claros realizou licitação para a construção de uma clínica pública para cuidados com os animais, incluindo, a castração. Através da castração de animais de rua o município pretende diminuir o número destes pelas ruas da cidade. Além disso, o executivo está estudando a parceria com algumas ongs com o objetivo de cuidar dos animais de ruas e até mesmo, dar um lar a eles.
Uma feira será promovida para ongs, lojas de pets e os cursos de veterinária e zoonoses apresentarem seus produtos e suas ações será realizada na rua ao lado da Câmara Municipal, onde acontecerá a reunião.
A audiência pública será realizada no dia 30 de novembro, às 9h, no Auditório da Câmara Municipal de Montes Claros.