Deputada consegue benefício para agricultores

_

Jornal O Norte
Publicado em 04/05/2017 às 08:44.Atualizado em 15/11/2021 às 15:00.


Deputada federal Raquel Muniz: O homem do campo é um porto seguro
na economia brasileira




Márcia Vieira
Repórter

O Banco Central anunciou esta semana a nova resolução que permite aos produtores rurais de Minas Gerais, compreendidos na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a renegociação das suas dívidas. Em decorrência da seca e estiagem, especialmente no norte do estado, muitos produtores não conseguiram quitar seus débitos no tempo estipulado e acumularam além dos débitos, muito prejuízo.

Em 2015, a deputada Raquel Muniz já havia conseguido incluir o norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri na lei 13.340, que garantiu aos produtores que tinham dívidas até 31 de dezembro de 2011, a possibilidade de renegociar os débitos. Mas o setor agropecuário pedia a ampliação para 2016, período em que a seca fez mais estragos na região.

Atendendo à demanda do segmento, a deputada solicitou e conseguiu que o Banco Central publicasse no dia 27 de abril de 2017 a nova resolução, de n. 4.565, que estende o benefício aos produtores que têm dívidas até 31 de dezembro de 2015.

- Hoje conseguimos dar mais um passo e chegamos a 2015. Isso dará ao homem do campo melhores condições de trabalho. É por meio da terra que eles levam alimento para a mesa do brasileiro - comemora Raquel Muniz, garantindo que vai continuar trabalhando para o setor que representa “um porto seguro na economia brasileira”.

SATISFAÇÃO
João de Deus, agricultor da região de Santa Rosa de Minas estava no Mercado Municipal quando soube da notícia por intermédio de um conhecido. O agricultor festejou.

- Eu fico muito satisfeito com essa notícia. A dívida só vai aumentando e a gente quase não consegue dormir com tanta preocupação. Saber que vamos ter mais prazo para pagar ajuda muito. Pra ficar melhor, só falta chover - falou o agricultor.

Ricardo Laughton, presidente do Sindicato Rural de Montes Claros e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), enfatizou o que considera “um grande avanço”.

- Este é um grande avanço. Isso vai facilitar e muito a vida dos nossos produtores. A seca é uma condição climática que não podemos alterar, mas é possível encontrar paliativos - diz.

Para ele, a atuação da parlamentar Raquel Muniz foi fundamental para aprovação da lei anterior e para mais esta grande conquista.

- Sem dúvida a atuação da deputada está surpreendendo. Ela é sempre solícita e nós, como instituição que representa os produtores rurais, reconhecemos e agradecemos o trabalho da deputada Raquel Muniz - finalizou.

Para maiores informações o agricultor deverá procurar a agência bancária da sua região.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por