A deputada estadual Ana Maria Resende - PSDB está vendo um de seus grandes sonhos realizados. No próximo dia 24, às 10 horas da manhã, na área da Ceanorte - Centrais de abastecimento do Norte de Minas será inaugurada a fábrica da indústria do Vitasopa, que ampliará a distribuição do complemento alimentar para a população carente.
O Vitasopa é um programa de complementação alimentar criado pelo governo do estado de Minas Gerais em parceria com o Serviço voluntário de assistência social - Servas. A deputada conseguiu incluir a cidade de Montes Claros como pólo de implantação de uma unidade do Vitasopa. Em abril de 2004, juntamente com a prefeitura, ela trouxe á cidade equipe técnica responsável pela implantação, processo que culmina agora com inauguração da unidade.
Naquele ano, mais de 2 milhões de refeições foram destinados a centenas de instituições em todo o estado. Produzido a partir de cereais, legumes e verduras, o Vitasopa tem o objetivo de combater a fome, a desnutrição e o desperdício.
ALIMENTOS
A projeção é de que serão desidratadas 2,5 toneladas/dia de alimentos, os quais, processados, serão empacotados a vácuo e distribuídos a creches, asilos e entidades assistenciais de Montes Claros e toda região.
Serão aproximadamente 1.200 pessoas beneficiadas por dia, principalmente crianças em fase de pós-amamentação e até os seis anos de idade, idosos e carentes.
Uma nova tecnologia de desidratação do composto está sendo implementada para garantir maior prazo de validade e facilitar o armazenamento do alimento.
- Este é mais um passo para o combate à fome e desnutrição em Minas Gerais E eu me sinto gratificada por ter conseguido sua ampliação em Montes Claros, garantindo assim que centenas de outras pessoas possam receber o importante benefício – conclui Ana Maria Resende. (GAMR)