Notícia de fechamento de
delegacia instalada há
18 anos em Moc
não procederia
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
O vereador Lipa Xavier – PCdoB está preocupado com a possível desativação da Delegacia especializada de apoio à mulher de Montes Claros, que estaria sendo cogitada pelo governo do Estado. Segundo ele, apesar de a medida ainda não ter sido determinada, oficialmente, o simples anúncio dessa possibilidade seria grave, considerando que a delegacia é necessária ao município, onde está instalada há quase duas décadas.
- Há dezoito anos ela existe em Montes Claros e, mais que nunca, é necessária a sua manutenção, sobretudo diante do aumento da violência em nossa cidade e do que se decidiu na Segunda Conferência das Mulheres do Brasil – salienta o parlamentar, referindo ao evento em que o Estado brasileiro ficou obrigado a criar mais secretarias especializadas, onde elas não existem, para coibir a violência contra a mulher.
- Aqui em Montes Claros, todos sabem o índice de agressões às mulheres é acentuado, e a delegacia tem enorme importância para sua redução. Precisamos impedir que o Estado tome uma medida que segue na contramão da história.
SEM JUSTIFICATIVA
De acordo com ele, a ameaça de fechamento da delegacia já causou reações contundentes da Coordenadoria municipal de defesa da mulher, da prefeitura de Montes Claros, e da União popular das mulheres.
- As duas entidades são contra a desativação e até recorrem à câmara municipal para que os vereadores ajam contra a efetivação da medida – observa Lipa Xavier, que teve seu pedido acatado pelo presidente da casa, Cori Ribeiro – PPS.
O vereador também critica o fato de que o anúncio da possível desativação da delegacia não tenha sido acompanhado de argumentos que justifiquem a medida. Ele, inclusive, critica o silêncio do governador Aécio Neves nesse aspecto.
- Até o momento, o governo do Estado não apresentou nenhum argumento para o fechamento. Queremos saber se existe algum motivo, aliás. A verdade é que não podemos permitir que o governo deixe de cumprir seu papel de promover, de fortalecer os instrumentos de combate à violência contra a mulher, e a secretaria é um desses instrumentos.
SEM PROCEDÊNCIA
Fátima Pereira – PSDB informa que não haveria, por parte do governo do Estado, a intenção de desativar a Delegacia especializada de apoio à mulher de Montes Claros. Pelo contrário, garante, o propósito do Estado seria o de fortalecer o instrumento de defesa dos direitos das mulheres, adequando a delegacia aos serviços que presta.
- Há, nesse momento, na verdade, apenas um processo de reestruturação, de remanejamento na delegacia com a recente saída da sua delegada titular, que se aposenta, estando seu posto ocupado por um delegado interino. O remanejamento teria o objetivo, também, de nomear para o cargo uma delegada, facilitando o atendimento às mulheres – diz a vereadora.
Para Fátima Pereira, as informações levadas ao vereador Lipa Xavier, e às entidades de defesa dos direitos da mulher foram distorcidas.
- Elas não procedem. O governo do Estado não pensa em desativar a secretaria. Nem aqui e nem em outras cidades onde elas existem. O governo quer é criar novas secretarias, fortalecendo estruturalmente as que já existem, como a nossa – encerra Fátima Pereira.