Cori Ribeiro concorda que vereador recorra à justiça

Jornal O Norte
Publicado em 20/06/2007 às 10:25.Atualizado em 15/11/2021 às 08:07.

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



O presidente da câmara municipal de Montes Claros, Cori Ribeiro – PPS reiterou que a instalação da CLI – Comissão legislativa de inquérito para apurar denúncias de fraudes na licitação do transporte coletivo urbano não depende dele. Assegura que uma vez o requerimento reunindo as cinco assinaturas exigidas pelo regimento interno da casa não hesitará em criar a comissão investigadora.



- Assim que um vereador assinar o documento, naturalmente que a mesa diretora instalará a CLI. O que eu não posso fazer é atropelar normas parlamentares e instalá-la ao arrepio da lei – disse.





Cori Ribeiro acha conveniente ser inquirido na justiça: - É uma oportunidade de deixarmos as coisas claras



De acordo com Cori Ribeiro, entre o real e o ideal existe um caminho longo a percorrer e que ele não se distanciará dos rumos da legalidade para jogar para a galera. Garante que a câmara municipal não é contra a apuração das denúncias e que a casa dará a sua contribuição para que a transparência do processo de licitação seja defendida.



- Independentemente de instituirmos ou não a CLI. Mas temos de nos pautar na legalidade e até o momento temos feito isso, com base em argumentos jurídicos – ressaltou.



FILIAÇÃO IRREGULAR



Cori Ribeiro acrescenta que não foi somente o fato de os vereadores Ademar Bicalho e Raimundo do INSS terem retirado suas assinaturas do requerimento que causou o cancelamento da CLI. Ele observa que até mesmo a questão da filiação partidária dos vereadores foi um obstáculo, uma vez que muitos estariam com situação irregular diante da justiça eleitoral.



- Pelo menos seis vereadores estão sem filiação partidária e um deles está com filiação irregular. Essa situação, aliás, se arrasta desde quando elegemos as comissões permanentes do legislativo – disse o dirigente parlamentar, frisando que sem a filiação desses vereadores, a mesa diretora não teria como indicar os nomes dos três membros da CLI.



- Uma vez que essa indicação (para presidente da CLI, relator e terceiro membro, mais os suplentes) teria de se sustentar na proporcionalidade das bancadas e dos blocos partidários da câmara municipal – completa Cori Ribeiro.



Sobre o anúncio de Athos Mameluque, de que recorrerá à justiça para inquiri-lo sobre o cancelamento da CLI, o presidente da câmara municipal acha oportuno.



- Penso ser importante para que a questão fique clara. Eu apoio essa decisão do nobre colega, até mesmo para que o assunto fique ainda mais transparente. Repito que a mesa diretora da câmara municipal não é contra a CLI, e nem pretende impedir que os vereadores exerçam suas funções de legisladores e fiscalizadores, mas nada será feito contrariando o regimento interno – enfatizou Cori Ribeiro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por