Boletim divulgado nesta semana pela secretaria municipal de Saúde repercutiu entre os vereadores. Até o dia 07 de maio foram notificados 6.171 casos de dengue, dos quais 2.519 foram confirmados, 40.82%. De acordo com o boletim, os bairros de maior ocorrência de notificações são Independência - 323 notificações, Jardim Palmeiras – 214, Delfino Magalhães – 176, Santo Antonio – 173, Monte Carmelo – 165, Major Prates – 142 e Esplanada com 141 notificações.
O vereador Alfredo Ramos (PT) chama a atenção para o fato de Montes Claros estar na 2ª colocação no estado em índice de infestação e diz que os números podem ser ainda mais elevados, uma vez que muitas pessoas talvez não tenham procurado orientação médica e preferido a auto-medicação.
O vereador Antônio Silveira (PTN) diz que são necessárias medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue e que a população deve ficar atenta também à gripe suína, que tem maior incidência no inverno. Silveira solicita que seja intensificada campanha de conscientização com folhetos informativos.
O vereador Damázio (PTB), por sua vez, diz que a população tem que fazer sua parte, mas o poder público municipal é responsável pela limpeza de todos os bairros da cidade.
- A limpeza urbana tem que ser realizada em todos os bairros, independente de classe social. Não pode beneficiar os bairros ricos e deixar os mais humildes à mercê da sujeira. É preciso trabalhar mais para combater a dengue que tem se alastrado por toda a cidade - conclui.