Conferência elabora propostas para a criança e o adolescente

Jornal O Norte
19/07/2005 às 17:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

A II Conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente, realizada sábado 16, reuniu cerca de 200 pessoas no ginásio do Sesc. O evento, promovido pela prefeitura de Montes Claros, através da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social contou com a presença do prefeito Athos Avelino - PPS, de representantes das secretarias municipais, órgãos e instituições ligados ao assunto e da sociedade em geral. O objetivo foi ampliar a participação e o controle social na efetivação da política pública para a infância e adolescência no município.

Doutor em Ciências Sociais, Rudá Ricci ministrou palestra sobre Participação, controle social e garantia de direitos por uma política para a criança e o adolescente. As oficinas para elaboração de propostas foram coordenadas pelos mestres Ellen Parrela, Roney Versiani e Flávio José. O encontro faz parte de uma série de conferências que está sendo realizada em vários municípios brasileiros. A proposta do Conanda - Conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente é fazer uma reflexão nacional com a sociedade e com o governo, formulando, através de discussões coletivas, estratégias para serem apreciadas durante os encontros estadual e nacional previstos para este ano.

CIDADANIA

Segundo o presidente do Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, João Luiz de Vasconcelos, neste ano o ECA - Estatuto da criança e do adolescente completa 15 anos de muitos ganhos e perdas. O caminho é árduo, já que as dificuldades são imensas, principalmente quando se trata da formação de crianças e jovens carentes, que em sua maioria são excluídos pela sociedade.

- Esta Conferência veio ampliar ainda mais o desejo daqueles que trabalham em favor da garantia e do resgate da cidadania dessas crianças. Por isso, a importância de se pensar na efetiva participação delas na formulação e no controle das políticas públicas - ressaltou o presidente.

Dentro da programação foram realizados palestras e debates, discutindo o papel da sociedade e do governo na elaboração das políticas públicas, bem como a promoção da igualdade e a valorização da diversidade. Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Vero Franklin, foi muito positivo o encontro, já que houve uma grande participação da sociedade civil, enriquecendo as atividades desenvolvidas na conferência.

- O interesse do cidadão em participar e colaborar na formulação de políticas que visam a uma melhor qualidade de vida para as nossas crianças e adolescentes significa que as pessoas estão tomando consciência do seu verdadeiro papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária - concluiu o secretário.

CONFERÊNCIA ESTADUAL

O prefeito Athos Avelino ressaltou que a conferência realizada num momento oportuno, quando são comemorados 15 anos do ECA. Para ele, é uma oportunidade de unir forças para a implementação do Estatuto, garantindo de fato os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Segundo Athos Avelino, os pequeninos, em sua maioria, vivem em situação menos pior, pois ainda têm o privilégio de encontrar o apoio familiar.

- Já os adolescentes, pelo fato de entrarem numa fase de busca do primeiro emprego, do ingresso à faculdade, sentem com maior intensidade os problemas existentes na realidade atual do nosso país - frisou.

Durante a conferência foram eleitos três delegados e respectivos suplentes para representar o município na 5ª Conferência estadual marcada para o período de 28 a 30 de setembro, em Belo Horizonte. Eles vão apresentar os resultados das discussões da Conferência municipal e as propostas para serem apreciadas durante o encontro estadual.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por