Samuel Nunes
Repórter
O vereador Alfredo Ramos-PT avalia como positivo o trabalho realizado pela comissão de segurança e direitos humanos da câmara municipal em 2009. Ele afirma que levar o tema segurança pública para ser discutido nas comunidades é uma forma de aproximar ainda mais o poder legislativo do cidadão.
O vereador afirma ser esta uma oportunidade que o cidadão tem de discutir junto com os vereadores os problemas e apontar soluções para a segurança pública na comunidade.
- É relevante a câmara municipal levar os seus trabalhos para as comunidades, para que possamos discutir com mais propriedade as dificuldades dos moradores quanto à segurança pública, detectando problemas e, sobretudo, propondo soluções. Desta forma, entendo que é também uma oportunidade de a comunidade entender na sua amplitude como funcionam os trabalhos legislativos de uma câmara municipal - afirma Alfredo.
O vereador Valcir Soares-PTB presidente da comissão, corrobora com as palavras do seu colega de legislativo e afirma ainda que a expectativa é de organizar por meio de requerimentos mais audiências públicas nos bairros de Montes Claros. Valcir frisa que a última audiência, realizada no distrito de Lagoinha, teve a participação maciça dos moradores e foi elaborada uma carta de intenções, com a anuência nos moradores.
Segundo Valcir Soares, nesta carta, além de outros pedidos, tem um considerado primordial que é mais segurança, não somente para Lagoinha, mas para 24 comunidades ao entorno.
- O papel do vereador é fiscalizar o executivo, mas é também trabalhar mais próximo das comunidades. Tivemos uma reunião similar a esta no Bairro Maracanã, a pedido do vereador Claudim da prefeitura-PPS. Lá foi o início de todos os trabalhos. Depois tivemos no Bairro Cristo Rei, a pedido do vereador Alfredo Ramos, que também fez requerimento pedindo esta para a Lagoinha, e um pedido deste vereador para a realização de uma audiência pública no Bairro Santa Rafaela.
Valcir Soares revela que o objetivo é preencher toda a agenda desta comissão, para 2010, para que outros assuntos, como saúde, que é de interesse de toda a população, também possam ser discutidos.