Coluna Em dia, por Artur Leite: publicação de quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Jornal O Norte
28/12/2006 às 09:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:47



- QUERO UM SECRETARIADO VIBRANTE, INOVADOR E QUE PENSE GRANDE POR MINAS GERAIS. CONFIO EM TODOS VOCÊS E VAMOS FAZER UM GOVERNO DA MAIOR GRANDEZA PARA O NOSSO POVO - Governador Aécio Neves ao anunciar o novo secretariado para o seu segundo mandato.

 

 

DEMANDA PARA VOAR...




Atualmente, a empresa Total linhas aéreas faz o percurso Montes Claros/Belo Horizonte e vice versa. Todos reclamam dos preços exorbitantes das passagens, o que possibilita apenas a parte de nossa sociedade usar esse tipo de transporte. Há pouco tempo, fruto de um trabalho de várias autoridades, a Ocenair anunciou que vai operar também na mesma linha e com preços mais competitivos, o que vai em muito melhorar o deslocamento de quem precisa dar um chega à capital e retornar o mais rápido possível.

Mas tem um detalhe que precisa ser colocado: dificilmente duas empresas vão ter condições de operar essas linhas, pois infelizmente a nossa gente não tem nível sócio-econômico para agüentar bancar passagens que oscilam entre R$ 190 a R$ 267. Basta afirmar que o primeiro vôo não aconteceu por falta de passageiros, ou então de tempo para avisar o novo serviço. É uma realidade dura, que dói, mas que é verdadeira.




Dificilmente duas operadoras vão poder operar na linha BHZ/Moc e Moc/BHZ. Falta grana


(Foto: Wilson Medeiros)

.........................




RODÍZIO EM MOC...

Podem anotar. Se medidas drásticas não forem tomadas pela Transmontes, em termos de planejamento futuro, em breve teremos que adotar o sistema de rodízio de carros em Moc. Em grandes centros, já existe o rodízio municipal, e só para termos uma idéia e levando em consideração a devida proporção, é muito comum a redução de veículos em torno de 20% quando o mesmo entra em operação.

Aqui na cidade, algumas ruas como Governador Valadares, Lafetá, Presidente Vargas, Padre Augusto precisam passar por uma avaliação técnica para ficarmos sabendo se elas ajudam ou atrapalham no trânsito.

.........................

 

AÉCIO COLOCA JAIRO E ELBE...




A expectativa em torno da indicação de maior número de deputados do Norte de Minas como secretários de Aécio Neves não passou de um sonho. Em uma tarde onde se respirava política, o governador anunciou o retorno de Elbe Brandão para a Sedvan e a ida de Jairo Ataíde para a câmara federal. Com mais de 100 mil votos, Gil Pereira e Arlen por algum momento eram secretariáveis, o mesmo ocorrendo com Carlos Pimenta, que poderia ir a cota do PDT. Não foi desta vez que a região conseguiu emplacar mais secretários.

.........................

SHOPPING DE NOTÍCIAS

MALAS

Calma, não são os históricos e saudosos malas do dia, que fizeram sucesso no já morto e enterrado colunista brega Theofílus Cambraia, mas sim as 3 mil malas de passageiros da Tam que simplesmente foram extraviadas e que estão deixando a empresa sem saber o que fazer. Coisas do Brasil...

PRORROGAÇÃO

O advogado Henrique Carlos Oliva, em entrevista a órgão de imprensa da capital, confirma que existe uma tentativa de induzimento do público, no sentido de que a licitação do transporte coletivo teria sido determinada pelo Tribunal de justiça, o que não é verdade, segundo o jurista. Voltaremos ao assunto.

O FIM DO CARLISMO

A revista Isto É traz uma interessante matéria sobre o fim do Carlismo, leia-se Antônio Carlos Magalhães na Bahia.


- Depois de décadas como czar político que mandava até em presidente da República, o senador baiano mergulha no ocaso, sem prestígio até mesmo no seu partido - afirmam os autores da matéria.

.........................

PLENARINHO

ANÚNCIO...

A tarde de terça-feira foi de grande movimentação política. Tanto na assembléia como no palácio da Liberdade, a ansiedade tomou conta dos políticos. Deputados reeleitos, eleitos e suplentes tiveram que aguardar até o último minuto para ficar sabendo da posição de Aécio. O governador convidou o novo secretariado, mas nenhum deles poderia antecipar qualquer sinal que identificasse a escolha. Em política a coisa só funciona assim.

SUPER BANCADA

Uma bancada que tem tudo para vingar, e muito bem, na câmara federal. Saraiva Felipe, Humberto Souto, Fernando Diniz, Jairo Ataíde, Márcio Reinaldo, Nárcio e o professor Antônio Roberto estão querendo dar as mãos e realizar um trabalho de nível para a região. A expectativa é das maiores em torno dos novos parlamentares. A região torce pelo sucesso dos mesmos.

SUCESSÃO

Com o segundo turno, a disputa pela prefeitura de Moc vai ficar mais acirrada do que no pleito passado. Agora, com a definição dos nomes para a assembléia legislativa e a câmara federal, logo depois do carnaval, os entendimentos vão ficar mais freqüentes e o eleitor vai acompanhar tudo de perto e sem perder os detalhes. Aliás, nessa campanha o que vai valer é o detalhe. Só o detalhe.

.........................

SINAL VERDE




Maquiavel já deixara escrito. Vamos colocar pão e circo para o povo superar a crise e enxergar de outra forma o jeito de administrar. Em todo o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, as micaretas estão chegando e com muita folia. São bandas que são contratadas da Bahia para colorir uma região que passa por graves e sérios problemas econômicos.

PRESIDENTE

O próximo presidente da assembléia legislativa é o conhecido deputado Alberto Pinto Coelho, que goza de grande prestígio com os colegas parlamentares. Alberto é considerado um político de diálogo e com uma base de impressionar. É parente de José Aparecido de Oliveira, e vai para o quarto mandato.

RURALISTAS

A classe rural não pode reclamar de Aécio Neves. Ele acaba de nomear para o cargo de secretário da Agricultura Gilman Viana Rodrigues, grande liderança pecuarista e dirigente da Federação da agricultura. Com vasta experiência e vínculos sentimentais com a região, poderá em muito ajudar a classe que nos últimos tempos sofreu bastante com a falta de abertura política.

.........................

SINAL VERMELHO

MICARETAS. E O DÉCIMO TERCEIRO?

Em sinal verde, uma boa nova, que é a realização das micaretas. Mas fica um questionamento. Tivemos nos últimos meses um tsuname de reclamações com a falta de dinheiro nas prefeituras. Os servidores não receberam o décimo terceiro salário, mas existem municípios que estão anunciando festa durante 4 dias e em cada dia uma banda baiana diferente, e com direito a chamada em rádio e TV. Fica complicado entender.

JANEIRO NEGRO

Iptu, Ipva, taxa de licenciamento. O brasileiro mais resguardado vai ficar esperando o mês de janeiro chegar para começar a peregrinação de pagamentos que acaba deixando todo mundo louco. São as taxas e impostos obrigatórios, além de escolares, que vai deixar o janeiro bastante negro...

MANOEL COSTA

Para quem não se lembra o novo secretário de Reforma Agrária de Aécio Neves, Manoel Costa, que entrou na cota do PDT, e que respondia pela pasta de Assuntos Municipais, já teve mais de 20 mil votos em Montes Claros na década de 80. Manoel obteve apoio do PMDB de Tadeu Leite, mas cumpriu apenas um mandato. Ele tem muito prestígio junto a Aécio Neves. Mas perdeu a sua ligação regional.


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por