Coluna Em dia, por Artur Leite: publicação de quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Jornal O Norte
21/12/2006 às 09:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:46



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

APESAR DE TUDO, A TRADIÇÃO...

Não foi dos melhores o ano para a câmara municipal de Montes Claros. Viveu momentos de tensão, com denúncias que partiram da polícia federal, muitos dos vereadores deixaram de cumprir a função de legislador para embrenhar-se em indicações para cargos na prefeitura, mas também houve o lado altamente positivo, que foi o de manter a tradição e eleger um de seus membros para o cargo de deputado estadual: Ruy Muniz.




Ruy Muniz manteve a tradição da câmara municipal em


eleger vereador para a assembléia legislativa


(foto: Wilson Medeiros)

A própria história se encarrega de esclarecer que o parlamento municipal é importante e é levado a sério pelo povo. Se alguns insistem em trabalhar ao contrário, isso é outra coisa. Muitos políticos que se transformaram em deputados passaram por lá, como Humberto Souto, José da Conceição, Tadeu Leite, Carlos Pimenta, Gil Pereira e tantos outros, e agora com Ruy mantendo assim uma boa e elogiável tradição.






. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .







TRÂNSITO VIOLENTO...





O trânsito, pela própria estrutura que a cidade oferece, sem nenhum planejamento ao longo dos anos, vai ficando cada dia mais violento. O perímetro urbano é composto de ruas de uma cidade de 100 anos atrás e não houve avanços para resolver essa questão. É preciso reconhecer que a Avenida José Correia Machado em muito resolveu a questão, pois criou um corredor para os motoristas que precisam chegar na zona Sul, bairros Ibituruna, São Luís, Morada do Sol e Morada do Parque, mas a estrutura ainda é deficiente e precisa ser modificada, pois os índices de atropelamentos e colisões aumentam a cada dia que passa. 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



PEDAGOGIA HOSPITALAR...

Está sendo levado a efeito em Moc um projeto de pesquisa que aborda e assiste diretamente os direitos humanos e a cidadania. Com o título Serviço social, uma realidade singular na humanização hospitalar, o projeto tem como principal objetivo trabalhar com crianças, adolescentes e familiares, que são submetidas a longos períodos de internação  hospitalar, envolvendo os acadêmicos do curso de serviço social, bem como outros profissionais especializados na área social, contribuindo para a humanização da própria sociedade e da medicina social, através de ações inter/multi/transdisciplinares desenvolvidas no hospital universitário. O projeto de extensão é da Unimontes, através da Pró-reitora de extensão Marina Queiroz, diretor de Centro, Sebastião Vieira, departamento de Ciências Políticas, com a professora Cláudia Regina Almeida, tendo como professora coordenadora Regina Célia Fernandes Teixeira e, ainda, os professores Natal Padoani e este jornalista e também professor Artur Leite. Esse projeto será tema de reportagem de O Norte em breve.

 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .







SHOPPING DE NOTÍCIAS

OBRAS

A deputada Ana Maria telefonando para este jornalista e confirmando que o prolongamento da Avenida Deputado Esteves Rodrigues, Córrego do Bicano, Rua Carlos David Alcântara, Avenida Sanitária, Córrego Vargem Grande e ainda as ruas Santa Lúcia, Bairro de Todos os Santos e ruas do Bairro Nova Morada irão se beneficiar com os convênios de cooperação técnica.

RECEPÇÃO

O deputado Ruy Muniz, já diplomado, recebe a imprensa em sua casa nesta quinta-feira, para confraternização. Ele e sua esposa Raquel prestam conta de seu trabalho como vereador e os projetos para o futuro no parlamento estadual.

BRINQUEDOS

E os brinquedos estão em alta. Nas lojas, desde as mais caras até as mais baratinhas, o que se sabe é que a população está usando com disposição o décimo terceiro salário, somente aqueles que receberam...

 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .







PLENARINHO

APLAUSOS

A grande novidade na diplomação dos deputados eleitos por Minas Gerais, tanto para a assembléia legislativa como para a câmara federal foram os aplausos, que superaram em muito os de outras regiões. Pelo menos nas palmas da turma do Norte de Minas está se entendendo. E muito bem.

FRENTE

Ganha corpo a formação de uma frente parlamentar do Norte de Minas que vai atuar em bloco para acompanhar a liberação de projetos para Moc e região. Acreditam os deputados que é preciso esse esforço em conjunto para evitar quaisquer tipos de interpretação sobre a atuação dos mesmos no âmbito da casa onde trabalham.

LIPA

O vereador Lipa Xavier voltou a atacar os empresários do transporte coletivo de Moc, de quem ele tem péssima impressão, como se os mesmos não gerassem empregos, fossem irresponsáveis e que precisam ser colocados para fora da cidade onde trabalham há muitos anos. Agora, fica uma pergunta. Quais seriam então os novos empresários de fora que estariam vindo para a cidade?

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



SINAL VERDE



MENTALIDADE

O novo presidente da câmara municipal de Moc, Cori Ribeiro, está querendo mudar completamente a filosofia da casa. Ele assegura que é preciso pensar em desenvolvimento, em progresso e não ficar com picuinhas políticas. Acertou.

FUTEBOL

Estão mais adiantados do que se pensa os contatos que o professor Jaime Tolentino tem mantido em Portugal com relação ao intercâmbio esportivo que visa dar força ao esporte montes-clarense. Casimiro e Ateneu devem se unir para fazer parte da parceria que vai fazer surgir: o Funorte Esporte Clube.

LIVRO

O lançamento do livro do jornalista Itamaury Telles de Oliveira foi dos mais prestigiados. Ele confirma que tem pretensões políticas em sua cidade, Porteirinha, mas são planos que ainda vão demorar para ser colocados em prática, já que pertence a um grupo político que também tem projetos para ser oposição a Alonso Reis, atual prefeito.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

SINAL VERMELHO

RECUPERANDO

Em franca recuperação o trecho da Avenida José Correia Machado, que há muito vem sofrendo com as fortes chuvas que vêm caindo na cidade. A empresa responsável já mobiliza operários e material que será usado na obra, deixando os motoristas mais tranqüilos.

ATAQUES

Não entendo como é que os trabalhadores são atacados pela mídia nacional com relação à previdência aocial. Os aposentados  têm o seus direitos e não são responsáveis pelas mazelas que há muitos anos acontecem no Brasil. Alguém tem culpa nisso tudo, menos os trabalhadores.

REVÈILLON

Cada um tem o reveillon que lhe cabe melhor. Quem tem dinheiro vai para os grandes clubes sociais e quem não tem vai ter que ficar em casa mesmo ou ir para uma pracinha qualquer da cidade e ficar olhando as luzes de natal para esperar pelo ano que se aproxima. O povão bem que merecia uma grande festa por parte da iniciativa privada ou mesmo das instituições oficiais.

(*) Veja mais fotos desta coluna na edição impressa de O Norte

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por